Sustentabilidade

Project TREE quer mais transparência no fornecimento de borracha de pneus

Iniciativa que também pretende proteger a subsistência dos pequenos agricultores conta com o apoio de fabricantes e instaladores
Texto
Project TREE (Ryan Woo/CIFOR)
Project TREE (Ryan Woo/CIFOR)

TREE, a palavra em inglês que significa árvore, é também o acrónimo do projeto Transparent Rubber Ecosystem for Earth (Ecossistema de Borracha Transparente para a Terra), que apoia a produção sustentável de borracha natural e ajuda a proteger as florestas tropicais da Indonésia, ao qual alguns fabricantes e distribuidores de pneus já se associaram.

A nova iniciativa criada pela japonesa Itochu Corporation visa ajudar a satisfazer a procura de borracha natural através de métodos sustentáveis e éticos.

Borracha natural (AP/Anupam Nath)

Com o fornecimento de borracha natural utilizada em pneus, entre outras aplicações, a depender de milhares de agricultores que cultivam as árvores-da-borracha nas suas pequenas explorações e vendem o látex puro a comerciantes e transformadores, a iniciativa propõe-se a incrementar a transparência da cadeia, encorajando práticas sustentáveis.

Outro dos objetivos do Project TREE é proteger a subsistência dos pequenos agricultores, que dependem da borracha para o rendimento da sua família, através da atribuição de uma parte do valor da aquisição de cada pneu das marcas que integram o programa.

No terreno, a equipa do Project TREE está a trabalhar com as comunidades, oferecendo incentivos e formação para ajudar a melhorar os rendimentos a partir dos terrenos já em exploração. Desta forma, os agricultores poderão aumentar a produção face à opção de plantar novas árvores que implica a limpeza de terrenos (em alguns casos ilegal), o que também contribui para travar a perda de biodiversidade.

No Reino Unido, também a Kwik Fit está a apoiar o Project TREE a iniciativa. A empresa detida pela Itochu, prestadora de serviços de comercialização e montagem de pneus, alargou a sua oferta de pneus abrangidos pela iniciativa, depois das vendas da marca Pirelli terem superado as expetativas. Com a recente adição de gamas da Hankook e da Continental, a Kwik Fit espera vender este ano mais de 150 mil pneus Project TREE.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal