Sustentabilidade

A BMW tornou-se o primeiro fabricante a utilizar pneus de borracha natural da Pirelli

Um novo pneu da Pirelli produzido com certificação de sustentabilidade ambiental irá chegar ao BMW X5 Plug-in Hybrid em agosto
PUB

A BMW deu mais um passo na sua iniciativa no campo da sustentabilidade, tornando-se na primeira fabricante automóvel a equipar carros com pneus de borracha natural e rayon.

Em parceria com a Pirelli, a BMW adquirirá os novos pneus P ZERO de 22 polegadas, que irão ser utilizados, em agosto, no BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid.

PUB

O rayon ou raiom é um material à base de madeira utilizado para fortalecer os pneus. Para além de sustentável, este material é insubstituível para a produção de pneus, sendo marcado pela alta elasticidade e força da borracha natural.

PUB

Sendo um tipo de algodão, o rayon é uma fibra desenvolvida num processo que utiliza matérias primas naturais, como polpa de madeira (celulose), para produzir um tecido que se assemelha muito ao algodão e ao linho.

A maior parte da borracha natural cultivada vai para a produção de pneus. Cerca de seis milhões de pequenos agricultores são responsáveis por mais de 80% do cultivo de borracha natural do mundo.

A cadeia de abastecimento de produtos naturais de borracha e rayon ocorre de acordo com os padrões da Forest Stewardship Council (FSC), organização independente, que exige uma gestão florestal adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.

PUB

O novo P ZERO tornou-se no primeiro pneu do mundo a receber o selo da FSC. Para obter esta certificação, a Pirelli adaptou a fábrica nos EUA, na Geórgia, para a produção de pneus com borracha natural e rayon com certificação FSC.

Em cooperação com fabricantes de pneus conhecidos, Organizações Não Governamentais (ONG), produtores de borracha e consumidores, a BMW criou a Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR).

Com o foco num futuro mais verde, a GPSNR implementa diversas medidas para a prevenção da desflorestação. Atualmente esta plataforma conta com 100 membros, os responsáveis por cerca de 50% do mercado global de borracha natural.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados