Sustentabilidade

Descarbonização no centro do combate às alterações climáticas

Decorreu a 15 de novembro a 3.ª sessão dos Eco Encontros El Corte Inglés com o apoio da AWAY Magazine
Texto

A descarbonização esteve em destaque na 3.ª sessão dos Eco Encontros dedicados à sustentabilidade, uma iniciativa do El Corte Inglés em colaboração com a AWAY Magazine.

A sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa recebeu na passada quarta-feira, dia 15 de novembro, a terceira e última sessão dos primeiros Eco Encontros, desta vez dedicados à descarbonização.

Em debate estiveram os vários princípios e ações regulatórias da descarbonização, do ponto de vista energético e eficiente, de forma a contribuir para um caminho mais robusto e sólido, no âmbito do combate às alterações climáticas e rumo a práticas mais sustentáveis.

descarbonização - away
Gonçalo L. Xavier, APED; Paulo Passarinho, AWAY e Nuno Rodrigues, Navigator (foto: captura)

Nesta terceira edição dos Eco Encontros contou-se com a presença do Dr. Gonçalo Lobo, Diretor Geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e do Eng. Nuno Filipe Rodrigues, gestor de projetos ambientais na The Navigator Company.

Neste debate (em resumo no vídeo de abertura), com moderação de Paulo Passarinho, coordenador-editorial da AWAY Magazine, destacou-se a importância da descarbonização nos vários setores e empresas, bem como o papel fulcral que poderá ter, quer no afirmar de compromissos de sustentabilidade, quer como catalisador económico das mesmas.

descarbonização - away
Os Eco Encontros decorreram na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa (foto: captura)

Para o Eng. Nuno Rodrigues a descarbonização na The Navigator é uma preocupação central de toda a atividade, desde logo no compromisso assumido com o roteiro definido em 2019 onde está expressa uma ambição de atingir a neutralidade carbónica em 2035.

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas junto dos associados que contribuem de forma significativa para que as mesmas possam munir-se de ferramentas para descarbonizar o negócio, mas também que possam adquirir conhecimento que lhes permita ser mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, economicamente melhor preparadas para enfrentar os desafios energéticos e outros, referiu o Dr. Gonçalo Lobo Xavier.

As parcerias que permite criar valor e aumentar conhecimento foram também abordadas pelos convidados, em especial ao nível da investigação e metodologias.

O Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e transferência de tecnologia. Conforme explica o Eng. Nuno Rodrigues, tem como papel a otimização das vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da The Navigator Company, como forma de garantir a sustentabilidade numa perspetiva de custo/benefício.

Já da parte da APED, e como explicou o Dr. Gonçalo Lobo Xavier, há uma preocupação com as métricas e com a necessidade de quantificar e padronizar o que está (ou pode) a ser feito pelas empresas no seu caminho de descarbonização e nesse contexto, possuem atualmente uma ferramenta, desenvolvida em parceria com a PWC, que está ao dispor dos associados para auxiliar nesta importante jornada.

Em destaque ainda o papel central da floresta plantada como forma de potenciar a biodiversidade, mas como destacou o responsável da The Navigator, uma floresta bem gerida, certificada e sustentável.

Há um interesse das empresas em serem verdadeiras e serem reconhecidas pelo consumidor e as empresas tem de ser exigentes porque essa exigência vai ser diferenciadora junto do consumidor. E, sublinha o diretor-geral da APED, é necessário que os governos tenham um papel ativo tomando decisões que possam justamente contribuir para a promoção de medidas e atos onde a regulamentação esteja assente em critérios que possam ser medidos.

Com a 3.ª sessão dos Eco Encontros dedicada à descarbonização, encerra-se o primeiro ciclo de debates dedicado à sustentabilidade, com a primeira sessão dedicada à reciclagem e a 2.ª sessão à circularidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio