Sustentabilidade

Eco Encontro: Está a sociedade motivada para a reciclagem?

Envolvimento da sociedade, economia e educação em destaque no 1º Eco Encontro dedicado à reciclagem
Texto

A reciclagem e a forma como a sociedade civil e empresarial se envolvem na mesma esteve em debate no 1º Eco Encontro, realizado a 20 de setembro, na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa.

O tema da reciclagem marcou o arranque de um ciclo de três debates sobre a sustentabilidade e algumas das suas mais diversas vertentes, que se irão prolongar até novembro.

O 1º Eco Encontro dedicado à reciclagem e ao envolvimento da sociedade foi organizado pelo El Corte Inglés em parceria com a AWAY Magazine e contou com a presença da Eng.ª Inês Fialho, Diretora de Operações da ERP – Recycling Portugal e do Dr. Narciso Antunes, fundador da startup tecnológica Quizzability e docente em Estratégia para a Sustentabilidade e Investimento de Impacto no IPAM.

encontro - away
1º Eco Encontro - Reciclagem (foto: AWAY)

Neste debate, com moderação de Paulo Passarinho, coordenador-editorial da AWAY Magazine, destacou-se a importância da reciclagem seletiva, com particular foco nos equipamentos elétricos e eletrónicos, mas também do posicionamento de Portugal face aos congéneres europeus.

“Nós estamos muito aquém dos nossos parceiros europeus e apesar do esforço ainda temos um longo caminho a percorrer (…) Entre 2011 e 2021 Portugal não conseguiu acelerar a taxa de reciclagem, tal como países da mesma dimensão, como a Eslováquia ou a Hungria, eles começaram nos 15 a 20% e agora estão acima de 50 perto de 60%, nós estávamos nos 34% estamos a 44%” – referiu Narciso Antunes.

O impacto económico da reciclagem foi sublinhado no debate, com particular foco no aproveitamento de metais de alguns equipamentos e no que isso contribui para o crescimento da economia circular

“A reciclagem tem um forte impacto na economia. Um exemplo, uma máquina de lavar consegue-se retirar vários materiais que podemos reintroduzir nas cadeias de produção, fomentando a economia circular” – referiu Inês Fialho.

A educação dos mais jovens foi também um ponto importante com exemplos que permitem perceber que já existe um bom trabalho feito por algumas entidades e projetos que marcam a diferença.

Inês Fialho acrescentou a propósito: “O ano passado foram recolhidas mais de 400 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos na escola e isso é positivo para a escola e para a comunidade. (…) Temos uma obrigação de chegar ao consumidor e nesse sentido temos diversas iniciativas, um exemplo é o projeto Geração Depositrão, iniciativa da ERP Portugal – entidade gestora de resíduos – e do programa EcoEscolas – ABAE, que pretende sensibilizar os mais pequenos para o conceito da reciclagem”.

“Ter um conhecimento prático de sustentabilidade permite às pessoas resolver problemas de uma forma prática e sustentável” – refere Narciso Antunes.

Explica também desta forma o conceito por trás da Quizzability, “Encontrei uma falha na educação para a sustentabilidade. A nuvem da sustentabilidade tem de ser trazida e adaptada para a realidade das pessoas. É trazer para a esfera de influência de cada um e saber como aplicá-la, seja um adolescente ou um decisor político”.

Também o tema da assimetria no acesso à reciclagem e ao conhecimento foi abordado com um exemplo bem curioso trazido por Inês Fialho: “seria de esperar que as escolas de Lisboa ou Porto tivessem mais afluência [ndr. à iniciativa Geração Depositrão], mas temos um exemplo de uma escola em Coimbra (Lamas) com apenas 40 alunos, que está consecutivamente no Top5 das escolas, porquê? Porque envolve toda a comunidade escolar, os pais e a freguesia”.

Em debate referiu-se que isto pode ser explicado porque no interior o sentido de comunidade é mais prevalecente o que ajuda a motivar para projetos.

A reciclagem é de facto um tema que nos deve interessar e preocupar a todos e é fundamental que possamos incentivar todos à nossa volta para que a façam e de forma correta. O desejo dos oradores é que todos sejamos motivadores dessa atitude consciente.

Os próximos Eco Encontros realizam-se a 18 de outubro – circularidade e a 15 de novembro – descarbonização, uma vez mais na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai