Sustentabilidade

Reciclagem: Novo Verde recolheu mais de 470 mil toneladas de resíduos em 2021

Em 2021 registou-se um aumento na quantidade de embalagens de vidro, plástico e metal recicladas processadas pela Novo Verde
Texto
Reciclagem
Reciclagem

Os consumidores portugueses estão a reciclar mais embalagens. Dados da entidade gestora de resíduos de embalagens, Novo Verde, revelam que houve um aumento em 2021 na quantidade de embalagens de vidro, plástico e metal recicladas.

Novo Verde processou mais de 470 mil toneladas de resíduos em 2021

Os dados do ano passado revelam um crescimento de 8,2% (mais 36 mil toneladas) na quantidade de materiais reciclados face ao ano anterior, para um total superior a 470 mil toneladas de resíduos de embalagens recolhidas.

A empresa que opera no mercado desde 2017 divulgou que todos os materiais que compõem as embalagens colocadas no mercado registaram um aumento de reciclagem em 2021. O plástico, com 90 mil toneladas (+18%) recolhidas, e o vidro, com cerca de 205 mil toneladas recolhidas (+6%), foram os que mais se destacaram. Já a reciclagem de embalagens de cartão e papel atingiu cerca de 141 mil toneladas, mais 5% do que em 2020.

Os dados divulgados pela Novo Verde destacam, em particular, os materiais de embalagens destinados ao ecoponto amarelo (plástico), que em 2021 obtiveram um aumento de 16% face ao ano transato.

Para além do plástico, os consumidores portugueses reciclaram mais 18,7% de embalagens de cartão para alimentos líquidos e mais 10% de embalagens de metal, categoria onde se inclui o aço (+8,7%) e o alumínio (+32,2%), o que indicia que foram reciclados um maior número de pacotes de leite ou sumos e alimentos acondicionados em latas.

“Os últimos dois anos, cujo enquadramento sanitário e social todos conhecemos, ficaram também marcados por uma mudança positiva a nível de comportamentos face à reciclagem de embalagens. Este ano, a Novo Verde continuará a aprofundar todas as diligências para apoiar a mudança de hábitos e de comportamentos dos portugueses face à deposição correta de embalagens para reciclagem e valorização”, explicou Ricardo Neto, presidente da sociedade gestora de resíduos.

 

(Foto: Etienne Girardet/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal