Mobilidade

Seguro de motos em análise. Porque é tão difícil fazer um seguro?

Os seguros de motos exigem maior atenção por parte das seguradoras, mas são obrigatórios
Texto

Quando se fala de mobilidade urbana, na impossibilidade de se utilizar transportes públicos ecológicos e eficientes, as motos são uma das principais e mais válidas alternativas, como é o caso da pequena e versátil Honda PCX, a moto mais vendida em Portugal.

As motos são mais económicas, gastam menos combustível, são mais eficazes no trânsito e práticas de estacionar, além disso, contribuem para reduzir o fluxo de trânsito.

Mas com tantas vantagens quando chega o momento de adquirir uma moto e fazer o seguro obrigatório nem tudo é tão fácil como gostaríamos.

A AWAY foi ao programa Esta Manhã discutir este tema e deixamos aqui os principais pontos a ter em atenção.

Histórico do segurado

Há seguradoras que limitam a contratação dos seguros de motos a clientes seus ou então a motociclistas que não tenham qualquer registo de acidente.

Se já tiveste um acidente vai ser muito mais complicado segurar a tua moto.

Coberturas

De acordo com algumas seguradoras, há um risco maior associado à moto e por isso várias colocam alguns entraves a contratação, só fazendo seguros com a cobertura mais básica, o seguro obrigatório de responsabilidade civil.

O seguro mais adequado será o de danos próprios (danos provocados na moto) mas as seguradoras evitam fazer este seguro.

As scooters 125 por exemplo tem um seguro mais em conta (podes encontrar seguros a partir de cerca de 75 euros/ano) do que uma mota de elevada cilindrada

Escolher seguradora

Há pequenas seguradoras ou as chamadas "low cost" que apostam no seguro de motos, isto porque tem consciência que muitos clientes acabam por querer concentrar seguros e, como os cativaram esse cliente com o seguro da moto, acabam por ir ganhar quando o cliente subscrever mais seguros.

Em qualquer dos casos o melhor é fazer várias simulações, contactar mediadores especializados e comparar as ofertas e as respetivas coberturas, de acordo com o teu caso e pretensão.

Penalizações

Os seguros de motos penalizam se tens apenas 18 anos ou inexperiência. Normalmente quanto mais anos de carta tens, melhor será a avaliação da seguradora. No entanto, há várias seguradoras que só fazem seguro de moto a condutores com mais de dois anos de carta ou idade acima dos 25 anos.

Pode ter agravamentos se viver em zonas de risco alto ou se já tiver tido acidentes.

E se não consegue fazer o seguro?

Se não conseguir fazer seguro pode entrar em contacto com a ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros que lhe nomeará uma companhia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai