Mobilidade

Hidrogénio junta Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki em associação

Quatro construtores japoneses uniram esforços para desenvolver motores e soluções a hidrogénio
Texto
Suzuki, Kawasaki, Honda e Yamaha juntas pelo hidrogénio (fotomontagem)
Suzuki, Kawasaki, Honda e Yamaha juntas pelo hidrogénio (fotomontagem)

A mobilidade urbana sustentável com recurso a hidrogénio acaba de permitir um acordo inédito entre quatro gigantes do mundo das duas rodas: Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki.

Os quatro fabricantes japoneses uniram forças para estabelecer o HySE (Hydrogen Small Mobility and Engine Technology), um grupo de pesquisa e desenvolvimento para produtos e soluções na área da mobilidade e micromobilidade com recurso a hidrogénio como fonte de energia limpa para o setor dos transportes.

O objetivo do HySE, criado em maio, passa por unir esforços para desenvolver motas e outras formas de mobilidade urbana que possam transitar dos motores de combustão para hidrogénio ou que possam ver viabilizada uma solução de utilização de hidrogénio em extensão aos atuais processos de geração de energia para locomoção.

motas - away
Novos motociclos ou soluções para utilizar o hidrogénio podem estar na calha (fotomontagem)

Este ambicioso projeto recebeu a aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, com cada fabricante assumindo um papel distinto dentro do grupo. E com mais dois aliados de peso. A Toyota Motor Corporation e a Kawasaki Heavy Industries fornecerão suporte a esta iniciativa, com know how no hidrogénio e industrialização de soluções.

Com esta associação é de esperar o surgimento de motociclos, miniveículos urbanos ou de trabalho, pequenas embarcações marítimas, equipamentos de construção, drones e veículos similares.

Em comunicado da HySE é possível verificar que existe um reconhecimento da necessidade de uma abordagem multidisciplinar para alcançar as desejadas metas de descarbonização e que o hidrogénio pode surgir não como “a” solução, mas como parte “da” solução para a mobilidade sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 19 a 25 de fevereiro