Mobilidade

Yamaha revela nova bicicleta elétrica e um eletrizante ciclomotor

Yamaha apresenta o ciclomotor elétrico Booster e a bicicleta elétrica Booster Easy para deslocações nas cidades
Texto

Para os fãs de veículos de duas rodas, a Yamaha está longe de ser uma estranha. Conhecida pelas suas motos, a verdade é que o mundo das e-bikes também não é desconhecido para a marca. Prova disso é um dos seus mais recentes lançamentos, as Booster.

À primeira vista, os dois novos modelos, batizados de Booster e Booster Easy, têm pouco de diferente. A estrutura é praticamente igual, com um quadro dianteiro em alumínio e um design minimalista. Ambas trazem pneus largos, um farol Supernova, guarda-lamas e proteções da suspensão exclusivas. 

Yamaha Booster - AWAY
Ciclomotor elétrico Yamaha Booster (foto: divulgação)

Têm também a mesma bateria de 630 Wh e 36 v e o mesmo motor, o Yamaha PWseries S2 com 75 Nm, que tem a tecnologia Zero Cadence que dá assistência imediata assim que é detetado qualquer movimento no pedal.

No entanto, a Booster Easy e a Booster são bastante diferentes. Até porque uma é uma bicicleta elétrica e a outra uma S-pedelec ou um ciclomotor elétrico. E, no caso da segunda, é obrigatório ter a carta AM e seguro para andar com ela nas estradas.

A Booster Easy é a bicicleta elétrica. Assim, apenas atinge a velocidade máxima assistida a pedalar de 25 km/h. Em termos de autonomia, vai até aos 120 km (no modo +Eco) ou até aos 60 km (no modo High).

A Booster está classificada como ciclomotor elétrico (L1e) porque atinge a velocidade máxima a pedalar de 45 km/h. Por esta razão, quem anda nela necessita de ter carta. Apesar de ter a mesma bateria que a bicicleta elétrica, a autonomia é mais reduzida, de 110 km em modo +Eco e de 50 km em modo High.

A Yamaha Booster e a Yamaha Booster Easy vão estar disponíveis em duas cores, Cyan Solid Aqua e Dark Gray Metallic. Ainda não foi divulgado o valor das bicicletas elétricas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos