Atualidade

Festa de São João no Porto. O que precisas saber para ir e voltar

Porto prepara-se para a noite de São João que conta com 16 minutos de fogo-de-artifício
Texto
Festa de São João no Porto em 2022 (foto: Direitos reservados)
Festa de São João no Porto em 2022 (foto: Direitos reservados)

Hoje, 23 de junho, é dia de festa rija no Porto com a Festa de São João, a noite mais importante do ano para os foliões que buscam sardinha, amigos, um copo e muita diversão.

Para poderes assegurar as tuas deslocações em segurança o Metro do Porto e os STCP preparam operações especiais. E já agora a PSP também tem operação especial preparada (ver abaixo). Quanto aos comboios da CP, devido à greve parcial em curso, é melhor assegurares-te no site da empresa que tens comboio nas horas e trajetos que pretendes.

A festa que é considerada a noite mais longa do ano no Porto regressa em força e não irão faltar vários bailaricos, muita música popular, balões, martelinhos, sardinhas e claro, o mega espetáculo de fogo-de-artificio, que este ano tem a duração prevista de 16 minutos.

Em termos de localização principal, com concertos programados, a festa sai dos Aliados, devido às obras do Metro, e passa para três locais a reteres: Largo Amor de Perdição (Cordoaria), jardins do Palácio de Cristal e Praça da Casa da Música.

Mas há mais porque as várias freguesias têm festa à tua espera, nomeadamente na Praça Mouzinho de Albuquerque (rotunda da Boavista), Alameda das Fontainhas, Jardim do Cálem (Lordelo do Ouro) e Avenida D. Carlos I (Foz).

O primeiro ponto alto da Festa de São João será o lançamento de balões, mas atenção que apenas será permitido entre as 21:45 e 01:00, de sábado, altura em que a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) fecha o espaço aéreo do Porto.

Para poderes ver o fogo-de-artifício, as margens do Rio Douro ou zonas altas serão o local privilegiado já que o mesmo será lançado das margens, de barcaças e do tabuleiro superior da Ponte Luis I.

Transportes, circulação e constrangimentos

Com o fim das obras de requalificação a circulação no tabuleiro inferior da ponte Luis I é retomada. Por este motivo não serão colocadas estruturas de iluminação ou fogo para que seja possível a circulação pedonal antes e depois do espetáculo pirotécnico (a ponte está encerrada à circulação pedonal a partir das 23:00 e até à 01:30, de sábado, nos dois tabuleiros).

Deverás encontrar várias vias de acesso aos principais locais referidos acima, com fortes restrições de trânsito e algumas estradas cortadas.

Para garantir o acesso aos principais locais de animação na cidade, a Metro do Porto vai operar durante toda a noite de São João, assegurando a circulação com veículos duplos na rede, à exceção da linha do aeroporto (Linha Violeta), que mantém o seu horário habitual.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço, com mais autocarros e maior frequência na baixa da cidade durante a noite e madrugada.

Se ainda assim pretendes levar o carro para zonas limítrofes às festas ou parques identificados, fica a saber que a Polícia de Segurança Pública recomenda que procedas com cuidado, conduzas com prudência e tomes especial atenção à criminalidade que poderá estar associada a objetos deixados dentro do carro.

As autoridades terão ainda especial atenção ao ordenamento e regularização do trânsito em toda a área de influências das festas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar