Atualidade

Há uma nova aplicação para boleias no Porto. Contamos tudo aqui

Iniciativa da AEFEP pretende auxiliar na gestão do tempo e de recursos dos estudantes
Texto
Boleias (foto: Freepik)
Boleias (foto: Freepik)

Aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, docentes e colaboradores poderão passar a beneficiar de uma nova solução de boleias partilhadas no Porto, desenvolvida sob a forma de aplicação para smartphone, que irá permitir poupar tempo, recursos financeiros e contribuir para uma mobilidade mais sustentável.

A iniciativa é da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) e da JuniFEUP (júnior empresa da Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto) que anunciaram hoje o lançamento da USHARE by AEFEP, uma aplicação de partilha de viagens disponível na App Store da Apple e na Play Store da Google.

boleias - away
A USHARE by AEFEP está disponível na App Store da Apple e na Play Store da Google (foto: captura)

Esta nova aplicação para smartphone assenta o seu funcionamento no conceito de partilha de veículo, onde todas as despesas de uma viagem podem ser divididas por entre os vários passageiros.

A ideia não é nova e nasce da reinterpretação de um conceito que existe nas redes sociais, as boleias FEPianas, onde os estudantes combinavam boleias entre si, para pouparem nas deslocações.

boleias - away
Para usar a aplicação basta utilizar o e-mail institucional da UP (foto: captura)

Para utilizar a aplicação, conforme explicam os responsáveis "é necessário realizar o registo na aplicação, com recurso ao e-mail institucional da Universidade do Porto e a partir daí procurar e/ou disponibilizar boleias para um determinado destino".

"Após encontrar uma opção viável para o condutor e passageiro é estabelecido um contacto para combinar os detalhes do percurso: horário, local de partida, custos, etc.", - refere Francisco Porto, presidente da AEFEP, citado pela Lusa.

Esta nova aplicação poderá também ser uma boa forma de os novos estudantes poderem integrar-se na faculdade, conhecendo outros colegas e encontrando formas de partilha da mesma realidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal