Atualidade

Ílhavo aumenta taxa de resíduos e pede às pessoas que reduzam produção de lixo

Câmara de Ílhavo quer que haja melhor reutilização e mais reciclagem
Texto
Ecoponto em Ílhavo (foto: Câmara Municipal de Ílhavo)
Ecoponto em Ílhavo (foto: Câmara Municipal de Ílhavo)

A Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, vai aumentar este ano a tarifa de resíduos urbanos em cerca de 23%, anunciou hoje a autarquia, apelando aos residentes para evitarem produzir lixo.

No texto é referido que, em 2024, a autarquia continuará a suportar 38% da fatura global da gestão municipal dos resíduos urbanos, que corresponde a 1,6 milhões de euros.

“O Município de Ílhavo apela, uma vez mais, a uma melhor reutilização e reciclagem dos resíduos para diminuir a elevada despesa no âmbito da gestão de resíduos”, lê-se na nota de imprensa.

A autarquia alerta que o aumento do lixo indiferenciado “tem contribuído para os aumentos das taxas, quando se impõe a separação e encaminhamento para os ecopontos ou para o Ecocentro Municipal”.

Em 2023, Ílhavo iniciou a recolha seletiva dos biorresíduos junto de “grandes produtores”, anunciando para este ano o alargamento a toda a comunidade, através da “recolha de proximidade”.

A Câmara garante que irá reforçar o incentivo à redução e reciclagem dos resíduos, através de um conjunto de ações de sensibilização e de outras medidas, com um investimento de 300 mil euros.

Entre elas está o reforço da Rede Municipal de Ecopontos e da frequência de recolha, no verão e na quadra natalícia, a separação dos biorresíduos ou a atribuição de compostores de tipologia moradia.

A recolha porta a porta, por marcação, dos resíduos verdes e dos denominados monos ou monstros está também prevista, assim como o aumento de equipamentos de deposição de vestuário e calçado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
Um dos relógios mais sustentáveis é feito com materiais reciclados
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D