A freguesia de Cercal do Alentejo, em Santiago do Cacém, vai ter uma comunidade de energia renovável oferecida pela Aquila Clean Energy. O projeto vai permitir abastecer 400 casas, pequenos negócios e consumidores institucionais, como os bombeiros locais.
Esta nova comunidade de energia renovável do Cercal do Alentejo vai implicar um investimento que pode atingir os 2 milhões de euros e vai ser implementado em conjunto com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
É uma das principais medidas do protocolo de investimento associado à construção da Central Fotovoltaica do Cercal, um projeto que está a ser desenvolvido pela Aquila Clean Energy que vai gerar energia suficiente para abastecer 141 mil casas.
Ao abrigo deste protocolo com a Câmara Municipal, a empresa de energia renovável do Aquila Group compromete-se a apoiar também um conjunto diverso de associações locais de Cercal do Alentejo, que será definido em conjunto com o Município.
Em relação à Central Fotovoltaica do Cercal, o projeto tem sofrido algumas alterações, uma delas é o aumento da distância mínima dos módulos solares em relação às casas existentes no local.
Para garantir também uma maior integração com o meio ambiente, o parque de energia solar terá uma cortina verde em torno da área e no interior, o que irá resultar num aumento de 6 mil árvores no local.
Em comunicado, Manuel Silva, Diretor de Desenvolvimento e Construção da Aquila Clean Energy em Portugal, salienta que as medidas que estão a ser implementadas no projeto do Cercal, no Alentejo, são prova do compromisso da empresa para contribuir para o desenvolvimento sustentado do território e da comunidade