Atualidade

6 sugestões de presentes sustentáveis para o Dia do Pai

O pai já tem tudo; não há como surpreendê-lo! Será mesmo? Talvez a ideia que te falta esteja mesmo aqui neste artigo
Texto

Aqui na AWAY, já se sabe, vibramos com tudo o que sejam produtos e serviços ambientalmente sustentáveis e amigos do ambiente. E são muitos, os que todos os dias gostamos de divulgar.

Por isso, para este Dia do Pai, queremos aqui partilhar algumas sugestões de presentes que poderás oferecer, sempre numa perspetiva sustentável. Destinados a pais de todas as idades e estilos de vida.

Ténis, bonés e mochilas

Para os pais que vestem diariamente de forma mais descontraída, ou para os que o fazem apenas ao fim de semana, oferecer um par de ténis, um boné ou uma mochila feitos de materiais ecológicos e/ ou reciclados pode ser uma ótima opção.

Mochila Lefrik - AWAY
Mochila Lefrik (foto: captura Facebook)

No caso do calçado, vale a pena espreitar as coleções da Zouri ou da nae, ambas marcas portuguesas. A primeira fabrica artigos a partir de resíduos de plástico recolhidos na costa portuguesa e de materiais ecológicos e sustentáveis. A segunda oferece produtos vegan, o que significa que são produzidos com materiais naturais e ecológicos e nunca de origem animal.

Se um boné ou uma mochila te parecem melhores opções de presente, descobre os catálogos da GuapaPeaks – em especial os bonés com pala destacável em madeira – e da marca espanhola Lefrik.

Árvore ou mini horta

Ser preocupado com o ambiente é também cuidá-lo, apreciá-lo, e gerir os seus recursos. E isso pode ser feito, desde logo, em microescala. Por isso, pensa em oferecer uma árvore de fruto, como as da Citrina, ou uma mini horta, como as da Life in a bag, também estas marcas de origem portuguesa.

Citrina - AWAY
Árvore da Citrina (foto: captura Facebook)

Vinhos biológicos ou naturais

Será que o pai já provou vinhos biológicos ou naturais? Pois aqui está uma ótima oportunidade para os ofereceres. No site da Terroir - BioWines & Spirits tens muitas e boas opções de vinhos produzidos com uvas provenientes de vinhas biológicas, sem uso de herbicidas ou pesticidas e, no caso dos naturais, sem adição de leveduras.

Experiência na natureza

Não poluem, não destroem, e fazem bem ao corpo e à alma. Falamos das muitas experiências na natureza que podes encontrar no catálogo da Odisseias, ou da Lifecooler. Porque não desafiares o pai para fazer rafting, escalada, rappel, arborismo, tiro ao arco ou ter aulas de surf?

Produtos alimentares a granel

Em lojas de produtos a granel, como a Sabores a Granel ou a Maria Granel, entre tantas outras que poderás encontrar até, quem sabe, no teu bairro, podes adquirir produtos naturais na quantidade que precisas e misturá-los como te apetecer. Surpreende o pai com uma granola bem saudável e saborosa em versão DIY (Do It Yourself), que é como quem diz, feita por ti.

Granola - AWAY
Granola (foto: R. Gorjestan/ Unsplash)

Caderno reutilizável

Com a tecnologia sempre a evoluir, os smartphones acabaram por substituir uma série de acessórios do quotidiano. Ainda assim, nada como ter um caderno sempre à mão, seja para tirar apontamentos, escrever poemas ou só para fazer uns rabiscos enquanto se está na sala de espera do dentista.

Para ofereceres neste Dia do Pai sugerimos-te os cadernos reutilizáveis e infinitos “tipo quadro branco” da Infinitebook, uma marca criada por um jovem português. Podes comprá-los diretamente no site ou em grandes cadeias de retalho, como a Fnac.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal