Energia

Preço dos combustíveis deve manter-se sem alterações na próxima semana

Primeiro Ministro António Costa afirmou que esta semana ainda poderia existir nova descida no ISP. Se ocorrer talvez os preços mudem 2ª feira
Combustiveis
Combustiveis

O preço dos combustíveis é matéria cada vez mais na ordem do dia. Depois de termos assistido a um crescimento galopante do preço da gasolina e do gasóleo, com a gasolina 98 aditivada a ter batido recordes acima dos 2 euros, o Governo tomou algumas medidas.

Já esta semana o Primeiro Ministro António Costa disse aos jornalistas que o governo iria continuar a avaliar a evolução do preço dos combustíveis e, sempre que existisse um aumento extraordinário da receita de IVA, iria proceder-se a uma "devolução" em sede de ISP.

Ou seja, o governo reduz a taxa de Imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) até porque é a única que tecnicamente é mais fácil de fazer de forma a ter reflexo direto no preço dos combustíveis.

Na verdade, em duas semanas, isso ainda não se sentiu na prática. Isto porque, na semana passada os combustíveis subiram de facto  (gasolina entre 1 a 2 cêntimos por litro) e para a próxima semana a nossa previsão é de uma manutenção dos preços em alta.

Até ao início da próxima semana ainda será possível que o executivo de António Costa proceda a descida do ISP e, desse modo, a nossa previsão de manutenção de preços seria substituída por eventual descida, com efeito prático para a semana.

Até isso ocorrer, de acordo com a nossa estimativa e tendo em conta cálculos realizados pela AWAY, já hoje de manhã, dia 22 de outubro, com base no cruzamento de dados do mercado e informações de operadores no setor, podemos adiantar a manutenção do preço dos combustíveis a partir da próxima semana.

A gasolina simples 95 e o gasóleo deverão manter o preço na próxima segunda-feira

De acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), recolhidos a 22 de outubro, o preço médio do gasóleo simples é, à data de consulta, de 1,538 euros/litro (1,575 euros para o gasóleo especial), e o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,723 euros/litro (1,740 euros para a gasolina 95 aditivada).

A gasolina aditivada 98 apresentava à data de recolha de dados um preço médio de 1,905 euros por litro.

Recordamos que esta é uma estimativa da AWAY realizada de acordo com o citado. Os postos de combustível e os operadores do mercado são livres de praticar o preço que desejarem. É muito provável que encontre postos com preços mais baixos ou que consiga valores melhores com as várias promoções existentes de parcerias com as gasolineiras.

Continuar a ler
Home
Petróleo russo afinal pode ainda não ser alvo de embargo na União Europeia
A diferença que pode fazer uma tampa na garrafa. Vê aqui o projeto da Coca-Cola
Saga de filme de ação automóvel "Velocidade Furiosa 10" em Portugal