Atualidade

Preço das portagens em várias ex-SCUT baixa 30% em janeiro

Governo anunciou uma redução do preço das portagens em vias como a A22, A23 e A24
Texto
Portagens A25 (foto: Lusa)
Portagens A25 (foto: Lusa)

O preço das portagens em várias ex-SCUT irá sofrer uma redução de 30% a partir de janeiro do próximo ano, anunciou hoje o Governo.

Várias ex-SCUT (vias com portagens sem custos para o utilizador), vão ver a tarifa das portagens reduzida em 30%, nas classes 1, 2, 3 e 4, face aos preços atuais em vigor, anunciou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Assim, o Governo prepara-se para reduzir o preço das portagens em vias como a A22 (Via do Infante/Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta), A4 (Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), disse a governante, sublinhado que “esta medida visa repor justiça territorial” no interior, não estando previstas outras reduções em quaisquer outras vias.

Considerando os valores base de 2011, quando começaram a ser cobradas portagens nas ex-SCUT, o Governo indicou que estes descontos representam uma redução de 50% para 65%.

O Governo anunciou que esta medida irá implicar uma despesa anual de 72 milhões de euros e que esta “perda de receita” terá de ser compensada (ainda sem dizer como) por forma a que a Infraestruturas de Portugal (IP), que tutela aquelas vias, possa manter a missão de manutenção ou construção das vias afetadas.

Exemplificando a importância desta medida, a Ministra Ana Abrunhosa disse que a descida das portagens na A13 implica uma poupança de 246 euros por mês para quem use aquela via diariamente, enquanto no Túnel do Marão será de 52 euros/mês e na A23 de 130 euros/mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?