Mobilidade

Atenção condutores, portagens podem aumentar 5% em 2023

Valor das portagens deverá subir 5% e não os 10% propostos pelos concessionários
Texto
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)
Portagens Ponte 25 de Abril (Foto: DR)

O próximo ano deverá trazer uma atualização na taxa das portagens de cerca de 5%, ou seja, metade do que foi inicialmente proposto ao governo por parte dos concessionários.

A notícia foi avançada pelo Negócios, que referiu que o executivo irá definir o limite máximo para o aumento em 2023. O valor deverá ser acima dos 2%, percentagem definida para as rendas das casas, mas abaixo do valor da inflação que é de 10% e que foi pedido pelos concessionários.

Autoestradas em Portugal
Autoestrada em Portugal (Foto: Brisa)

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha garantido que as portagens não iriam aumentar 10% no próximo ano, apesar de essa ser a percentagem que deveria ser aplicada conforme a fórmula que consta dos contratos de concessão com o Estado e que tem por base a inflação.

As atualizações referentes aos valores das portagens são propostas ao Governo todos os anos pelas empresas concessionárias e têm por base a fórmula definida contratualmente.

Este ano, as empresas mostraram-se dispostas a negociar o valor, sendo que as reuniões com o executivo irão prosseguir até ser definido o teto máximo.

Em 2020 e 2021, não houve atualização nas taxas das portagens.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente