Sustentabilidade

A paella pode desaparecer por causa de medida ambiental da UE

Agricultores espanhóis alertam que a proibição de um tipo de pesticida pode pôr em causa arroz usado na paella
Texto
Paella (foto: Tin Ting/Unsplash)
Paella (foto: Tin Ting/Unsplash)

Para quem gosta de paella temos más notícias: este prato típico espanhol pode estar a desaparecer. Agricultores espanhóis alertam que com a proibição de um pesticida muito usado, as culturas de arroz para paella estão a ser atacadas por um fungo.

A União Europeia (UE) avançou com a proibição de vários tipos de pesticidas por causa do impacto ambiental e parece que já se está a ver o impacto desta nova medida, noticía a Reuters. De acordo com os produtores de Valência, a produção de arroz bomba, usado na paella, em 2023 foi de cerca de metade da média dos últimos dez anos. A culpa é de um fungo que ataca o arroz.

Em declarações à Reuters, um agricultor referiu que este arroz pode desaparecer em breve por causa das medidas da UE.

Arroz - AWAY
Cultura de arroz bomba em risco (foto: Sergio Camalich/Unsplash)

Noutros países, como Brasil, India ou Camboja, onde ainda é possível usar estes pesticidas, as culturas de arroz estão a prosperar, o que está a preocupar os agricultores um pouco por toda a Europa.

O que defendem é que as restrições da UE vão deixar a agricultura europeia em desvantagem, dando espaço a grandes exportadores para crescerem ainda mais.

De acordo com a Reuters, este problema está a mostrar as dificuldades que a UE está a ter em conseguir conciliar os objetivos de sustentabilidade com a vontade de ser mais autossuficiente na produção de alimentos.

A Comissão Europeia já se viu obrigada a rever a medida para redução do uso de pesticidas, com a presidente Ursula von der Leyen a propor a sua retirada

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis na próxima semana de 22 a 28 de julho
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar
O meu nome é Nissan Ariya. O apelido é Estilo. O resto é contigo