Mobilidade

O novo Nissan Qashqai dá-te a sensação de um veículo 100% elétrico sem teres de o carregar

Novo design, mais funcionalidades e um sistema único de motor. O novo modelo fica disponível para venda já em julho
Texto

O novo Nissan Qashqai chega na sua versão Evolve, com novas linhas. Mas este novo modelo é muito mais do que uma atualização no que diz respeito ao design. Traz novas funcionalidades de conectividade com o Google built-in, por exemplo, e está equipado com o sistema e-POWER, exclusivo da marca, para uma sensação de condução 100% elétrica sem necessidade de carregamento.

O novo modelo já foi apresentado pela marca no Algarve e vai estar disponível para venda a partir do próximo mês.

A tecnologia e-POWER continua a ser um dos argumentos mais atrativos do Qashqai.  Esta funcionalidade dá a sensação de condução elétrica, graças ao grupo motopropulsor único e inovador que faz com que as rodas sejam apenas acionadas diretamente pelo motor elétrico, ao contrário dos híbridos convencionais.

Uma transmissão direta do motor elétrico para as rodas é sinónimo da ausência de caixa de velocidades, binário elevado e instantâneo, e uma resposta linear. Ou seja, como sublinha a marca em comunicado, este sistema “representa a sensação de condução EV sem a necessidade de pensar em carregar – um passo em frente para os clientes que ainda não estão prontos para fazer a mudança para um veículo 100% elétrico”.

O motor trabalha silenciosamente em segundo plano para fornecer a carga necessária à bateria e ao motor e foi programado para fornecer eletricidade em função da velocidade do veículo para evitar a desconcertante desconexão entre o som de fundo e o progresso do veículo.

Novas linhas: ainda mais elegante

A grelha dianteira do Qashqai foi atualizada com elementos tridimensionais em preto brilhante e cromado acetinado. Os novos faróis têm um aspeto mais nítido, com luzes diurnas em forma de cunha e indicadores de direção sequenciais. Na traseira, as luzes vermelhas "Super Red" flutuam dentro dos faróis transparentes. O modelo apresenta novas jantes de liga leve de 18", 19" e 20", e três novas cores: Pearl White, Midnight Black e Deep Ocean, que variam com as condições de luz.

A versão Evolve do Qashqai adiciona características exteriores de destaque, como a parte inferior da carroçaria e as cavas das rodas na cor do veículo e jantes de liga leve de 20” que aumentam a presença na estrada. Internamente, versões superiores têm acabamentos premium, incluindo Alcantara® no painel de instrumentos e inserções das portas, couro premium preto parcialmente acolchoado, pele sintética acolchoada com detalhes "burnt umber", e iluminação ambiente com 64 opções de cores.

A tecnologia atualizada do Qashqai inclui o sistema de Monitor de Visão Global (AVM) com função 3D, permitindo ao condutor visualizar o automóvel de diferentes ângulos para identificar perigos. A funcionalidade "vista invisível do capot" ajuda em manobras precisas, e o AVM pode auxiliar em entradas seguras em estradas com visibilidade limitada, utilizando uma câmara frontal de ângulo amplo e uma função de memória para locais com visibilidade reduzida.

Hey Google! O teu ‘eu’ digital vai fundir-se com o teu carro

O novo Qashqai é o primeiro veículo da gama europeia da Nissan com o Google built-in, permitindo uma integração perfeita entre a vida digital do cliente e o veículo. Com o Google Assistant, podemos usar comandos de voz para controlar o sistema de ventilação, bancos aquecidos, navegação, fazer chamadas e aceder às aplicações do Google Play.

As atualizações Over-the-Air mantêm as informações do mapa atualizadas, e os serviços NissanConnect lembram os clientes de trancar o carro ou fechar janelas, alertando sobre possíveis roubos e imobilizando o veículo se necessário.

Além disso, mediante uma subscrição de plano de dados, os condutores podem aceder à Alexa, o sistema de casa inteligente da Amazon. Isto permite reproduzir música, ouvir notícias, consultar a meteorologia e controlar dispositivos domésticos inteligentes diretamente do carro, oferecendo maior conveniência e conectividade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa