Energia

Mercadona concluiu a sua maior instalação fotovoltaica e instalou 200 mil módulos solares

Em Portugal, existem já 33 lojas com painéis solares nos seus telhados
Texto
Vista painéis solares do bloco logístico da Mercadona em Abrera Barcelona
Vista painéis solares do bloco logístico da Mercadona em Abrera Barcelona

A Mercadona concluiu aquela que é até agora a sua maior instalação fotovoltaica, localizada em Barcelona, atingindo assim os 100 MW de energia renovável em toda a sua cadeia. A soma de instalações nos seus telhados com energia fotovoltaica pressupõe uma energia anual de aproximadamente 125 GWh, equivalente ao consumo anual de 40.000 residências, informa um comunicado da cadeia de supermercados espanhola. Com esta energia produzida, evita-se a emissão de 16.000 toneladas de CO2 por ano, semelhante à quantidade neutralizada por 350.000 árvores.

A instalação dos painéis solares, que começou no final do ano passado e ficou concluída em maio, envolveu um investimento de quase 7 milhões de euros. O telhado deste Bloco Logístico conta com 16.500 painéis solares, uma potência instalada de 8 MW que gera 9,5 GWh/ano e evita a emissão de 1.270 toneladas de CO2 por ano. É a maior central fotovoltaica da empresa na Península Ibérica. Graças a isso, este bloco logístico produzirá autonomamente 25% do seu consumo anual de energia.

Dos mais de 1.660 supermercados e 23 blocos logísticos e "colmeias" (armazéns exclusivos para vendas online) que a Mercadona tem em Portugal e Espanha, mais de 400 lojas, oito blocos logísticos e "colmeias”, bem como os edifícios das suas sedes localizadas em Valência, Espanha e em Vila Nova de Gaia, Portugal, têm painéis solares nos seus telhados. Com toda esta potência instalada, a empresa espera economizar energia equivalente ao consumo anual acumulado de mais de 125 lojas.

A Mercadona iniciou o seu plano de energia sustentável em 2020, tendo já investido mais de 75 milhões de euros na instalação de painéis solares. Este investimento possibilitou a instalação de cerca de 200 mil módulos solares, que produzirão 6% da energia consumida por toda a cadeia.

Mais de 30 lojas em Portugal com painéis solares

Atualmente, em Portugal, existem já 33 lojas com painéis solares nos seus telhados e que somam uma potência instalada de 7,6 MW, poupando cerca de 15% do consumo total da empresa no país. Além disso e até ao final de 2025, todas as lojas da Mercadona em Portugal que reúnam as condições necessárias para a instalação de painéis contarão com energia fotovoltaica, pode ler-se no comunicado da empresa.

Nos próximos anos, a Mercadona planeia continuar a promover a utilização de energias limpas e mais amigas do ambiente, com o objetivo de ter uma potência fotovoltaica total de 250 MW, o que significaria uma capacidade de autoconsumo de 15% do total de energia consumida anualmente.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa