Como evitar o desperdício alimentar este Natal

Vê algumas dicas para aproveitares o Natal com menos desperdício e mais poupança
Texto

Para muita gente, Natal é sinónimo de mesa cheia, com sobremesas deliciosas e grandes refeições. O problema é que, muitas vezes, depois da consoada e do almoço de Natal, sobra imensa comida.

Para ajudar as pessoas a terem um Natal com menos desperdício e mais amigo da carteira, a Phenix, uma startup que tem como objetivo combater o desperdício, partilhou algumas dicas. Assim, a comida não acaba no lixo e aproveita-se ainda mais a época festiva.

Mesa de Natal - AWAY
Mesa de Natal (foto: rawpixel.com/Freepik)

9 dicas para evitar o desperdício alimentar este Natal

1. Conhecer os gostos das pessoas é uma boa forma de evitar confecionar refeições de que ninguém gosta ou que não têm muitos fãs. Se o menu for do agrado de todos, a probabilidade de sobrar comida é menor.

2. Antes de ir às compras, é importante fazer um inventário de todos os produtos que se tem em casa. Se tiver produtos a aproximar-se da validade, procure também utilizá-los.

3. A lista de compras deve ser feita apenas depois do inventário para evitar que se comprem alimentos que afinal já estavam na dispensa.

4. Apesar de ser uma dica do conhecimento geral, é sempre bom relembrar que se deve evitar ir às compras com fome já que se acaba por comprar mais coisas de forma impulsiva.

5. Frutos secos, especiarias ou outros produtos semelhantes podem ser comprados a granel especialmente se apenas vai usar uma pequena quantidade.

6. Na hora da ceia de Natal e do almoço, opta por tirar porções mais pequenas de alimentos e repetir se necessário. A comida que sobra no prato vai para o lixo. Se ficar no tacho, poderá dar para outra refeição.

Mesa de Natal - AWAY
Refeição de Natal pode ser aproveitada (foto: Jed Owen/Unsplash)

7. No final das festas, uma boa forma de garantir que a comida que sobra não vai toda para o lixo é distribuir pelos familiares ou até oferecer a vizinhos e amigos.

8. O congelador também pode ser um grande amigo na hora de guardar alimentos da época natalícia. Congela as sobras e aproveita-as num dia em que não há tempo para cozinhar.

9. Se não dá para congelar ou se sobraram muitos alimentos, porque não fazer um brunch ou um lanche partilhado com família ou amigos?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
Um dos relógios mais sustentáveis é feito com materiais reciclados
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D