Mobilidade

Espinho vai ter rede de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas

Parceria entre Bird e C.M. de Espinho arranca com 200 trotinetes e pretende incentivar mobilidade suave e reduzir emissões
Texto
Trotinete Bird (imagem: divulgação)
Trotinete Bird (imagem: divulgação)

As trotinetes Bird chegaram a uma nova cidade portuguesa. Desde sábado, 26 de março, Espinho, no distrito de Aveiro, passou a ter 200 trotinetes elétricas partilhadas, espalhadas por 17 pontos de paragem.

Esta é uma parceria entre a Câmara Municipal de Espinho e a Bird e pretende introduzir uma nova forma de mobilidade no município com uma rede de trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas.

Com este novo sistema, pretende-se incentivar a mobilidade suave e a utilização da rede de ciclovias no município costeiro. À medida que a população for aderindo a este novo meio de transporte, a autarquia espera ver uma redução de emissões de gases de efeito de estufa, de partículas poluentes, ruído urbano e congestionamento de tráfico.

A introdução das trotinetes da Bird irá avançar de forma gradual, tendo por base os dados de mobilidade que vão ser recolhidos. Haverá locais de paragem obrigatórios para que se evite o abandono de equipamentos na via pública.

As 200 trotinetes elétricas agora disponibilizadas marcam o arranque da iniciativa. As bicicletas elétricas só irão ficar disponíveis numa próxima fase, a iniciar em breve.

A Bird está já presente em mais de 400 cidades por todo o mundo. Em Portugal, está em 12 cidades, entre elas Lisboa, Porto e, agora, Espinho. De notar que as imagens aqui publicadas podem não corresponder na íntegra aos modelos que irão iniciar atividade em Espinho.

(Fotos: Bird City Blog/Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade