Mobilidade

Incentivo à utilização da trotinete gera maior procura para viagens curtas

Estudo divulgado pela Bolt revela que Lisboa foi a cidade na qual mais utilizadores da aplicação passaram a optar pela trotinete
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Bolt - EScooter
Bolt - EScooter

O operador de trotinetes Bolt desenvolveu um estudo em conjunto com o Institute of Transport Economics, instituição norueguesa dedicada ao estudo dos transportes, que veio demonstrar que até 60% dos utilizadores da sua aplicação poderão passar a optar pelo uso de uma trotinete para percorrer curtas distâncias, em vez de o fazerem de automóvel.

O programa piloto teve a participação de utilizadores da aplicação Bolt de dez cidades europeias, selecionados aleatoriamente, e permitiu concluir que depois de incentivados a utilizarem a trotinete em viagens inferiores a três quilómetros – sugestão fornecida pela aplicação quando os utilizadores procuravam um carro –, a pesquisa de trotinetes para viagens semelhantes passou a ter um aumento significativo.

Lisboa foi a cidade onde se verificou uma maior adesão às trotinetes para a realização de viagens de curta distância.

Na capital portuguesa, o incentivo gerado pela aplicação levou a um aumento de 210% no número de utilizadores que optaram pela trotinete em detrimento do automóvel. A segunda cidade com melhores resultados foi Cracóvia, na Polónia, com 68% de aumento na probabilidade de utilização da trotinete.

De referir que, de acordo com a Bolt, as emissões de CO2 produzidas (indiretamente) pelas suas trotinetes são, em média, três vezes inferiores às de um automóvel, pelo que o estudo agora divulgado deixa boas perspetivas para o futuro de cidades mais eficientes e com menores níveis de poluição.

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