Uma inovação europeia da Bolt irá permitir aos utilizadores da aplicação de mobilidade urbana realizar um pequeno jogo/teste no telemóvel e impedir a utilização de trotinetes e bicicletas sob efeito do álcool. Mas oferece uma solução: chamar um TVDE diretamente na aplicação e seguir mais seguro para o seu destino.
Esta funcionalidade estará disponível todas as sextas e sábados, entre as 23h59 e as 06h00 do dia seguinte. A metodologia é simples. Todos os utilizadores que digitalizem o QR Code para desbloquear a trotinete ou bicicleta, terão que passar por um teste cognitivo integrado na aplicação.
O teste tem em conta a forma como o álcool afeta a velocidade das reações e avalia o tempo de resposta do utilizador a três mudanças de imagem. Se este exceder um determinado limite, ou o utilizador decidir saltar o teste, a aplicação não permite desbloquear a trotinete e sugere, de forma automática, que o utilizador conclua a sua viagem com um motorista da Bolt.
Em apresentação nacional, Santiago Páramo, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal explica à AWAY:
“A nossa principal prioridade é a segurança dos utilizadores. Estamos comprometidos com a mobilidade urbana, mas queremos que as viagens sejam seguras e responsáveis”.
Este serviço irá estar em breve disponível em todas as cidades em Portugal onde a Bolt já opera.