Mobilidade

Acidentes: Portugal é sexto país da UE com mais mortes na estrada

Taxa de mortalidade nas estradas em Portugal foi superior à média da União Europeia
Texto
Acidentes na Europa (Foto: Yves Logghe/AP)
Acidentes na Europa (Foto: Yves Logghe/AP)

Portugal registou, em 2022, 60 mortes na estrada por milhão de habitantes, mais do que a taxa média de mortalidade na União Europeia (UE) de 46 mortes por milhão de habitantes. Portugal foi, assim, o sexto país da UE com mais mortes na estrada

Dados revelados no relatório especial de segurança rodoviária do Tribunal de Contas Europeu (TCE) mostram que apesar da elevada taxa de sinistralidade em 2022, Portugal diminuiu o número de mortes face a 2010, ano em que registou mais de 90 mortes por milhão de habitantes. Face a 2021, houve uma subida na sinistralidade na estrada em Portugal

A Suécia é o país com menos sinistralidade na estrada, tendo registado, em 2022, 20 mortes por milhão de habitantes. No ranking, é seguida pela Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Finlândia e Estónia, todos com menos de 40 mortes por milhão de habitantes. 

No fim da tabela, a Roménia foi o país da UE com mais mortes, com mais de 80 mortes em acidentes rodoviários por milhão de habitantes, seguindo-se a Bulgária, Croácia, Grécia, Letónia e, em sexto lugar, Portugal.

Idade dos automóveis nas estradas

Já quanto à idade dos automóveis que circulam nas estradas da UE, o relatório - baseado em dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) de 2021 - coloca Portugal a meio da tabela, a par com Espanha, com uma média de idade dos veículos de 13,5 anos, quase o dobro da idade média (de 7,6 anos) dos veículos no Luxemburgo, os mais novos da UE.

A Grécia, com uma média de idade dos veículos de 17 anos, e a Estónia, de 16,8 anos, foram em 2022 os países da UE com automóveis em circulação mais antigos e cerca de cinco anos mais velhos do que a média de idade na UE, de 12 anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade