Mobilidade

Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante

Sabias que há peças de roupa que podem te podem pôr em perigo quando estás a conduzir?
Texto

Garantir a segurança quando se conduz vai mais além do que manter a atenção na estrada ou cumprir o código da estrada. A roupa, os sapatos e os acessórios que usamos podem ter impacto na nossa condução. 

Nesta altura do ano em que há tendência para se andar mais tempo na estrada, quer seja para visitar familiares, ir a jantares de amigos ou mesmo ir em busca dos presentes, deixamos uma lista de peças de roupa e acessórios que não deves usar na hora de te sentares ao volante.

Conduzir - AWAY
Conduzir em segurança (foto: PVProductions/Freepik)​​

9 peças e acessórios que não deves usar na hora de conduzir

A lista foi elaborada por especialistas em segurança automóvel ouvidos pelo site Best Life e inclui 9 peças e acessórios. Perceba porque é que não deve usar estas peças. 

1. Chapéus e lenços

Acessórios grandes e volumosos, como chapéus de abas larga ou joias grossas, podem interferir com o campo de visão. Já os lenços podem ficar presos no volante ou nas mudanças. 

2. Roupa volumosa ou muitas camadas de roupa

Usar muita roupa ou até roupa volumosa pode prender os movimentos e dificultar uma reação atempada em caso de perigo.

Além disso, podem criar um espaço grande entre o cinto de segurança e o corpo, o que pode fazer com que em caso de necessidade, os sistemas de segurança não funcionem corretamente. 

3. Auscultadores

Os auscultadores podem interferir com a capacidade de ouvir buzinas ou outros sinais de alerta, além de que podem desconcentrar o condutor. 

Em Portugal, é proibido utilizar os dois auscultadores em simultâneo enquanto se conduz. Assim, para não correr ricos, se precisar de utilizar auriculares, opte por investir num modelo próprio para se usar enquanto se conduz. 

Conduzir de óculos de sol - AWAY
Conduzir de óculos de sol (foto: RDNE Stock Project/Pexels)

4. Óculos de sol quando está a escurecer

Apesar de serem um acessório muito útil em dias de muito sol ou luminosidade, os óculos de sol podem ser perigosos quando usados em alturas de pouca luz, já que diminuem a visibilidade. 

5. Saltos altos

Os saltos altos fazem com que não haja uma distribuição equilibrada do peso do pé, o que pode dificultar a utilização dos pedais. 

6. Calçado com sola grossa

Calçado com sola grossa pode ser muito útil no inverno para ajudar a manter os pés quentes e secos. No entanto, na hora de conduzir, podem dificultar a utilização dos pedais. Isto acontece pois podem fazer com que o condutor tenha menos sensibilidade relativamente »à pressão que está a aplicar nos pedais. 

7. Chinelos

Durante o verão, muito se fala sobre se se pode ou não conduzir com chinelos. Já explicámos que se pode conduzir de chinelos, mas isso não quer dizer que se deva.

De acordo com os especialistas citados pela Best Life, os chinelos não garantem boa aderência, o que pode fazer com que o pé escape do pedal. Além disso, este calçado não suporta o pé. 

8. Sweatshirts e casacos com cordões

Além do volume, estas peças de roupa podem representar um fator de risco devido aos cordões soltos que podem ficar presos no volante ou na manete das mudanças. 

9. Roupas justas que restringem os movimentos

Peças de roupa muito justas podem restringir os movimentos, o que interfere com a capacidade de reação ao volante. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar