Atualidade

Posso conduzir descalço ou em tronco nú? Finalmente dissipamos as dúvidas

Nos meses de verão apetece conduzir de forma mais descontraída. Vejamos o que diz a lei e o que são ou não mitos
Texto
Posso conduzir descalço ou em tronco nú?
Posso conduzir descalço ou em tronco nú?

Posso conduzir descalço? E com chinelos? Mas então e conduzir em tronco nú, será que corro o risco de ser multado? Particularmente nesta altura do ano, as dúvidas sobre como se pode ou não conduzir e sobre o que diz a lei a respeito do assunto surgem em conversas de amigos com a mesma frequência com que o vendedor grita na praia “Olha a bólinhaaaaa”. Importa, por isso, esclarecer estes três pontos, para que o trajeto da e para a praia seja um verdadeiro passeio.

Férias, praia e calor são sinónimos de descontração. É altura de quebrar a rotina, de ignorar o relógio e de viver a vida de uma forma mais despreocupada. Os tops, as t-shirts, as sandálias ou os chinelos são peças obrigatórias de usar nesse ambiente, mas até dessas nos queremos, muitas vezes, livrar.

Apetece conduzir em tronco nú e/ou descalço e pôr no carro aquela música que nos faz ficar imediatamente bem-dispostos. Mas quais são, afinal, as regras? Será que podemos mesmo conduzir “como nos apetece”? Comecemos então por explicar as regras ao nível do calçado.

Posso conduzir descalço ou de chinelos?

A resposta a esta questão que tanto nos assola nos meses de verão é simples e inequívoca. Sim, podes. Não há qualquer proibição a esse nível no Código da Estrada (CE), nem sequer há a obrigação legal de conduzir calçado ou com um tipo específico de calçado. Isso não significa que se deixe de privilegiar a segurança.

O artigo 11.º do CE diz que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança” e que quem infringir a regra “é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300”. Por isso, seja descalço ou de chinelos, o importante é que te sintas confortável e que a escolha do calçado (ou a sua ausência) não ponha em perigo a tua condução.

Se te sentires bem em conduzir descalço já sabes que o podes fazer. Se mesmo nos trajetos da e para a praia preferes ter qualquer coisa nos pés, então escolhe um calçado adequado, que garanta boa aderência, que não seja suscetível de ficar preso no tapete do carro e que não seja tão largo que possas correr o risco de pressionar dois pedais em simultâneo.

Posso conduzir em tronco nú?

A hipotética proibição de conduzir em tronco nú é outra dúvida que frequentemente se coloca nos meses mais quentes. E, mais uma vez, a resposta é simples e inequívoca. Não, não é proibido fazê-lo. Assim, se nem mesmo o ar condicionado no máximo ou os vidros abertos são suficientes para te refrescar, fica a saber que podes conduzir em tronco nú sem que sejas multado.

Independentemente de a t-shirt estar vestida ou não, o mais importante é nunca esquecer o uso do cinto de segurança, peça fundamental no exercício da condução e cuja não colocação, essa sim, é punida pelo CE, no seu artigo 82.º, com uma coima entre 120€ e 600€.

Em suma, a sugestão que deixamos é: pratica uma condução segura e certifica-te que estás confortável e no domínio de todos os aspetos que dizem respeito ao ato de conduzir. De resto, só podemos desejar umas ótimas férias e bons dias de praia (ou piscina, se preferires).

(Fotos: Pexels e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano