Mobilidade

Bosch vai utilizar mapas digitais de alta resolução na condução autónoma

Com aquisição da Atlatec, Bosch pretende oferecer solução integrada e completa de serviços e componentes para condução autónoma
Texto
Bosch reforça aposta em condução autónoma
Bosch reforça aposta em condução autónoma

Expandir o conhecimento em condução autónoma e fortalecer a posição de mercado - são estes os dois grandes objetivos da Bosch com a aquisição da Atlatec, empresa alemã com sede em Karlsruhe, fornecedora de mapas digitais de alta resolução para assistência ao condutor e condução autónoma.

O negócio, cujo valor não foi revelado, contempla que a Atlatec passará a fazer parte da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions, como organização operada de forma independente.

Com a compra da empresa que emprega cerca de 25 pessoas na Alemanha, Japão e Estados Unidos, a Bosch pretende oferecer aos seus clientes uma solução integrada e completa de serviços e componentes para sistemas de condução autónoma.

A Bosch refere que, com esta aquisição, torna-se a única empresa capaz de oferecer, a partir de uma única fonte, todos os elementos necessários para a condução autónoma.

A Atlatec tem um portefólio que inclui não apenas o registo e processamento de dados, mas também a criação dos próprios mapas, através de uma caixa de sensores própria e do software que lhe está associado.

Os dados brutos que esta solução recolhe são analisados através de inteligência artificial (IA) e complementados com informações adicionais, tais como sinais de trânsito e a nitidez das curvas. Assim, com base nas informações do mapa, um automóvel de condução autónoma pode, por exemplo, ajustar a sua velocidade em tempo útil antes de uma curva fechada.

De referir que a Bosch está a trabalhar em todos os níveis de automação. A empresa alemã está, não só, a desenvolver soluções para veículos particulares, com foco na assistência ao condutor e em sistemas parcial e condicionalmente automatizados, mas também soluções para níveis mais elevados de condução autónoma, com foco em veículos de frota e novos modelos operacionais.

(Imagens: Bosch)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal