Mobilidade

Entregas rápidas e em modo autónomo com a versão 2022 do veículo elétrico Nuro

Startup Nuro criou veículo de entregas elétrico e autónomo com airbag exterior e compartimentos com temperatura regulável
Texto

Muito se fala que os veículos autónomos vão ser o futuro, mas a verdade é que já são uma realidade do presente. A prova disso é a Nuro, uma startup que desenvolveu um veículo completamente autónomo, elétrico, desenhado para fazer entregas. Foi criada em 2016 e é uma das poucas empresas atualmente com um veículo sem condutor já em serviço.

O foco da Nuro é criar um veículo que torne as estradas mais seguras. Por isso, ao apresentarem em 2022 a terceira geração do seu veículo de entregas autónomo e elétrico, um dos grandes destaques foi para elementos que garantem maior segurança.

Talvez um dos pontos que mais tem chamado a atenção neste pequeno veículo é o seu airbag exterior que, segundo a empresa, tem o objetivo de passar a segurança interior para o exterior. Este airbag na parte frontal foi introduzido com o objetivo de reduzir a força do impacto caso haja uma colisão.

O veículo da Nuro é cerca de 20% mais estreito do que um automóvel comum, o que dá mais espaço de manobra para ciclistas e peões. Tem sensores que dão uma visão de 360 graus e ajudam a identificar e a diferenciar entre um monte de folhas e um animal, por exemplo. Foi também incluído um sistema de limpeza automático para os sensores para que estes estejam sempre operacionais.

Já conheces os cinco níveis de condução autónomo?

Por ser um veículo de entregas, a zona de carga foi também alvo de muita atenção. Os compartimentos levam até 24 sacos de compras e que podem levar gavetas e prateleiras conforme o que é transportado. Os compartimentos têm uma funcionalidade que permite controlar a temperatura do espaço, indo de -5 ºC a 47 ºC.

A Nuro já opera o seu veículo zero-emissões autónomo na Califórnia, no Texas e no Arizona e já fez parcerias com a Domino’s Pizza, o Wallmart e a CVS Pharmacy. Neste momento está focada em construir uma fábrica no Nevada e em fazer a produção em massa do veículo de terceira geração.

Com a apresentação da nova geração do veículo autónomo, a Nuro anunciou também a parceria com a BYD North America que irá terminar a montagem de componentes de hardware na sua fábrica de Lancaster, na Califórnia.

(Fotos: Nuro)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos