Mobilidade

Nova aplicação mostra emissões de carbono em tempo real e como compensá-las

Karai propõem criar hábitos de condução eficientes, que podem reduzir as emissões de carbono em até 25 por cento
Texto
Aplicação Karai mostra emissões de CO2
Aplicação Karai mostra emissões de CO2

E se uma aplicação para smartphone te pudesse indicar, em tempo real, as emissões de CO2 que o teu automóvel produz num determinado trajeto e ainda te desse a possibilidade de as compensar? Interessante? Pois é precisamente isso que faz a nova aplicação Karai, desenvolvida pela empresa britânica Drive Key.

Para já disponível apenas na Apple App Store, mas com lançamento para Android e outros sistemas operativos no próximo verão, Karai é a aplicação que se propõem a criar hábitos de condução eficientes que podem reduzir as emissões de carbono em até 25 por cento.

Intitula-se como a única aplicação que monitoriza e calcula as emissões de carbono dos veículos em tempo real, bem como fornece pontuações e dicas de condução ecológica, com base em dados reais de condução.

Para tal recorre aos registos das emissões de gases de escape em g/km de cada modelo, fornecidos pela agência governamental britânica Driver and Vehicle Licensing Agency, juntamente com dados e comportamentos do condutor em tempo real.

Nesta fase inicial orientada para os condutores de veículos com motores de combustão interna, a Karai regista os dados de viagem e utiliza-os para recomendar soluções de redução das emissões, por forma a que estes se tornem neutros ou positivos em carbono.

A título de exemplo, a empresa responsável pelo desenvolvimento do novo aplicativo indica que custa menos de cinco euros por mês compensar a totalidade das emissões produzidas por um Opel Corsa que faça cerca de 9700 km num ano. Já no caso de um Nissan Qashqai que percorra pouco mais de 32 mil quilómetros por ano, a neutralidade carbónica atinge-se com um custo inferior a 18 €.

A compensação de carbono é realizada através do apoio a projetos de reflorestação e de energias renováveis, entre outros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal