Cidades

Piscina de Mira com projeto para reduzir em 44,4% emissões de CO2

Intervenção irá permitir que a Piscina Municipal de Mira use cerca de 60% de energias renováveis, reduzindo assim a pegada ecológica
Texto
Piscina Municipal de Mira
Piscina Municipal de Mira

Mira está a apostar na sustentabilidade e irá fazer obras para melhorar o desempenho energético da piscina municipal. Com esta intervenção, mais de metade da energia usada nas instalações virá de fontes renováveis, reduzindo em 44,4% as emissões de dióxido de carbono (CO2).

De acordo com a Lusa, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, explicou que o projeto terá uma dimensão ecológica, com o objetivo de reduzir as emissões CO2 e a dependência de combustíveis fósseis.

O estudo prevê que 59,4% da energia que será usada pela Piscina Municipal de Mira venha de produção local com recurso a fontes renováveis.

Graças à utilização de energia verde no complexo municipal, para além de se prever uma redução de 44,4% nas emissões de CO2, acredita-se que será possível fazer uma poupança de cerca de 25 mil euros por ano, um valor que poderá ser superior se se tiver em consideração a subida do preço dos combustíveis.

O projeto tem um valor de 600 mil euros e foi submetido ao Programa Operacional do Centro, tendo sido aprovado com a comparticipação de 85%. O objetivo da obra é melhorar a eficiência energética, diminuir a pegada ecológica e também melhorar a qualidade da área interior.

A obra, que deverá ficar pronta em dois a três anos, prevê, entre outras alterações, a instalação de um sistema solar fotovoltaico e um sistema solar térmico para a produção de água quente sanitária.

(Fotos: captura Câmara Municipal de Mira)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”