Mobilidade

Volvo Cars aposta em startup de tecnologia ótica e de imagem

A marca sueca continua a apostar forte no capítulo da segurança, estando a investir em soluções de tecnologia ótica e de imagem
Texto
Volvo investe em startup
Volvo investe em startup

Depois de ter introduzido soluções como os cintos de segurança de três apoios e diversos outros sistemas de segurança ativa e passiva, a Volvo está agora a investir na Spectralics, uma startup israelita especializada em tecnologia ótica e em imagem.

Entre os principais projetos desta empresa, está uma nova tecnologia capaz de combinar diversas camadas numa película muito fina, que pode ser aplicada a superfícies transparentes de várias formas ou tamanhos e na qual podem ser apresentadas imagens. Ou seja, permite transformar o para-brisas (ou qualquer outra janela de um automóvel) num gigante monitor de uma forma que não bloqueia o campo de visão.

Na prática, trata-se de uma solução semelhante aos sistemas head-up display já existentes, que refletem uma imagem no interior do para-brisas, mesmo em frente ao condutor, mas com a possibilidade de o fazer com muito mais qualidade e na área total do vidro dianteiro.

Do lado do condutor, poderão estar informações essenciais relacionadas com a velocidade ou com a leitura dos sinais de trânsito, enquanto do lado do passageiro pode estar um mapa do sistema de navegação para que este possa ir verificando qual a direção certa ao longo de uma viagem.

Já conheces o head-up display da Huawei?

Esta tecnologia da Spectralics está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, mas a Volvo consegue assim garantir um acesso privilegiado a todo e qualquer desenvolvimento que se vá fazendo ao longo deste processo, pensando antecipadamente em formas de adaptar esta tecnologia aos seus futuros modelos.

O Volvo Cars Tech Fund, iniciado em 2018, continua assim a investir em novas empresas que demonstrem um elevado potencial, capaz de transformar e melhorar a indústria automóvel. Atualmente, já há vários projetos em desenvolvimento focados em em inteligência artificial, na eletrificação e na condução autónoma.

(Fotos: divulgação e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal