Sustentabilidade

Volvo apresenta primeiro veículo de aço sem combustível fóssil

Parceria entre fabricante sueco e SSAB permitiu desenvolver um veículo de aço produzido com hidrogénio

A marca sueca juntou-se à SSAB, empresa sueca produtora de aço, para criarem o primeiro veículo de aço sem combustível fóssil. A máquina de carga autónoma e com motor elétrico foi apresentada em Gotemburgo, na Suécia, e serve para mineração e extração.

Segundo a Forbes, apesar de toda a estrutura deste veículo ser em aço ecológico, há componentes vindos de outros fornecedores que têm aço comum, como é o caso do motor elétrico.

A SSAB, empresa também sueca, desenvolveu este aço mais ecológico, substituindo o carvão por hidrogénio durante o processo de produção.

O Presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, disse em comunicado que “a iniciativa com a SSAB cria a referência para um futuro sem energias fósseis. Enquanto as nações do mundo se juntam na COP26 para falar sobre as alterações climáticas, também as organizações e as indústrias devem trabalhar em colaboração para encontrar soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases com efeito estufa.

O CEO acrescentou ainda que esta parceira com a SSAB vai ao encontro da vontade do fabricante sueco de criar novos veículos e máquinas que possam conduzir a um futuro sempre mais sustentável.

Durante o evento, foi também anunciado que a construtora de veículos vai continuar com a parceria e pretende produzir já no próximo ano uma pequena série de veículos conceptuais e componentes de aço sem combustível fóssil. A marca, que tem como objetivo tornar-se neutra até 2040, planeia fazer produção em massa de máquinas em aço sem energias fósseis num futuro próximo.

Continuar a ler
Home
Petróleo russo afinal pode ainda não ser alvo de embargo na União Europeia
A diferença que pode fazer uma tampa na garrafa. Vê aqui o projeto da Coca-Cola
Saga de filme de ação automóvel "Velocidade Furiosa 10" em Portugal