Mobilidade

Empresa chinesa Huawei com head-up display de realidade aumentada para automóveis

Gigante tecnológico e de smartphones desenvolveu um head-up display vocacionado para a condução e para o entretenimento, adaptável a diferentes veículos
Huawei Heap-up Display Realidade Aumentada
Huawei Heap-up Display Realidade Aumentada
PUB

A empresa chinesa que melhor conhecemos pelo fabrico de smartphones e outros aparelhos eletrónicos de uso pessoal, Huawei, está também empenhada no desenvolvimento de soluções para o mercado automóvel, como acontece com o head-up display de realidade aumentada que agora deu a conhecer.

A Huawei tem apostado fortemente em tecnologias inteligentes para o automóvel como mostra este vídeo recentemente revelado:

PUB

O AR-HUD da Huawei é um pequeno dispositivo capaz de projetar um grande ecrã Ultra HD no para-brisas do automóvel, através do qual o condutor e passageiro têm acesso a diferentes tipos de informação e a conteúdos de entretenimento.

PUB

É especialmente útil ao nível da projeção de dados do painel de instrumentos (na zona inferior do ecrã, por forma a não bloquear a visão do condutor), de assistência à condução e de navegação, e está preparado para otimizar os avisos em situações de fraca visibilidade. Pode, por exemplo, marcar com precisão veículos e peões circundantes em condições de visão noturna, nevoeiro ou chuva, melhorando assim a segurança da condução.

PUB

Para o passageiro da frente (e para o condutor sempre que o veículo se encontrar parado), estão reservadas várias soluções de entretenimento, numa “experiência imersiva” como garante a Huawei, nomeadamente vídeos em alta definição, videochamadas ou jogos.

Adaptável a diferentes modelos de veículos, o inovador sistema fornece um campo de visão de 13˚ x 5˚. O mesmo é dizer que uma imagem virtual de 70 polegadas é exibida 7,5 m à frente do condutor. E quanto ao problema das tonturas causadas pela falta de nitidez na imagem que se verifica em outros head-up display, a empresa chinesa afirma ter conseguido eliminá-lo através da conceção de um trajeto ótico exclusivo e de tecnologias de algoritmo que assim melhoram a definição.

A apresenteção do AR-HUD ocorreu no IAA Mobility 2021

De acordo com a Huawei, o desenvolvimento do seu AR-HUD irá evoluir, pelo que será de esperar ainda melhor definição de imagem no futuro, bem como a possibilidade de visualização 3D a olho nú.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana