Pela primeira vez lançado em 1972 e depois de vendidas mais de 27,5 milhões de unidades em 170 países, o Honda Civic entra na 11.ª geração, em exclusivo em versão híbrida.
Previsto para chegar ao mercado europeu no próximo outono, o novo modelo da Honda introduz modificações estéticas, uma maior distância entre eixos (35 mm), mais equipamento e uma nova solução motriz face ao seu antecessor.
Ao nível da motorização, a nova geração Civic irá contar com um novo bloco de injeção direta a gasolina, de 2 litros e ciclo Atkinson, ligado a dois motores elétricos que desempenham o papel de força motriz primária, alimentados por uma nova bateria de iões de lítio de 72 células. A potência máxima combinada é de 135 kW (181 cv) e o binário de 315 Nm.
A alternância entre os modos elétrico, híbrido e combustão interna dá-se sem qualquer intervenção do condutor. Este pode, sim, escolher e alternar entre os modos de condução Eco, Normal, Sport e um novo modo Individual, que permite o controlo separado do motor e da transmissão, para adaptar a resposta do veículo conforme necessário.
Sobre consumos, a Honda não adiantou ainda qualquer informação, mas avançou que o novo Civic deverá gerar emissões de CO2 inferiores a 110 gramas por km.
Passando às alterações estéticas que a nova geração do Honda Civic introduz, a silhueta elegante e desportiva foi conseguida através da redução da linha do capô em 25mm, enquanto a área de vidro foi aumentada para criar um interior mais leve.
No interior, o novo Civic oferece mais espaço e novos materiais de qualidade superior face à atual geração. O ecrã táctil central foi deslocado para cima e a sua dimensão aumentou para nove polegadas. E como já começa a ser um standard da indústria, o sistema de infoentretenimento oferece compatibilidade sem fios Apple CarPlay e Android Auto.
Também ao nível da segurança e dos sistemas de ajuda à condução, a 11.ª geração do mais famoso modelo da Honda introduz melhorias significativas, a começar pela câmara frontal de 100 graus com tecnologia de reconhecimento melhorada e pelos sensores Sonar (quatro à frente e quatro atrás). O novo Civic também virá equipado com sistema de travagem anticolisão, controlo de travagem de baixa velocidade, informação de ângulos mortos e sensor de tráfego cruzado.