Mobilidade

VW atualiza software, otimiza carregamento e melhora experiência do utilizador

Novas funcionalidades equipam modelos elétricos acabados de produzir e estarão disponíveis para os anteriormente entregues aos clientes
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A assumir-se, cada vez mais, como um fornecedor de mobilidade orientado para o software, a Volkswagen está a lançar o novo pacote de funcionalidades ID. Software 3.0, destinado aos seus modelos totalmente elétricos.

Desenvolvidas para melhorar a experiência do utilizador e otimizar a capacidade de carregamento, as novas funcionalidades já estão incorporadas nos modelos da família ID. que agora estão a sair das linhas de montagem. Estarão também disponíveis para os veículos anteriormente entregues, através de uma atualização gratuita por via aérea no decorrer do segundo trimestre do ano.

Ao nível da assistência à condução, a Volkswagen passa a disponibilizar como opcional a funcionalidade de "Travel Assist with Swarm Data”, que recorre a dois radares na traseira e ultrassons para analisar o tráfego circundante e, a velocidades de 90 km/h ou mais na autoestrada, assistir as mudanças de faixa de rodagem.

Quando ativada, a mudança de faixa de rodagem pode ser iniciada e executada através da colocação do pisca, desde que os sensores não tenham detetado quaisquer objetos na área circundante e o volante capacitivo possa sentir as mãos do condutor. Em qualquer altura, este pode intervir e assumir o controlo da manobra.

Com recurso a dados anónimos de outros modelos da marca alemã, o mesmo sistema pode também prestar apoio em estradas onde existe apenas uma marcação de faixa de rodagem (na lateral), alinhando o veículo com este limite. Uma função especialmente útil em estradas rurais, onde por vezes as faixas não têm uma marcação central.

Para executar as manobras de estacionamento, os condutores dos modelos elétricos da Volkswagen podem contar com o sistema “Park Assist Plus”, desenvolvido para, se necessário, assumir o controlo total do veículo, incluindo a direção, aceleração, travagem e engrenagem de mudança no estacionamento.

A novidade está na função de memória (opcional), a qual permite a memorização de até cinco manobras de estacionamento diferentes. O condutor só tem de estacionar uma vez e guardar a manobra de estacionamento, para que a partir daí o veículo possa repeti-la de forma autónoma.

O novo software 3.0 também inclui inovações ao nível dos ecrãs e do sistema de infoentretenimento, nomeadamente no "ecrã frontal de realidade aumentada", agora expandido para incluir ecrãs adicionais na zona de longa distância. O painel de instrumentos passa agora a exibir o estado de carga da bateria em percentagem, junto a um ícone de bateria que mostra a autonomia em km.

Relativamente ao processo de carregamento, o novo software permite que os modelos com bateria de 77 kWh possam agora carregar um máximo de 135 kW (em vez de 125 kW) numa estação de carga DC suficientemente potente. Melhorias na gestão térmica da bateria tornam agora a condução mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente quando faz mais frio.

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