Fantástico

Novas funcionalidades e mais rapidez no sistema de infoentretenimento do VW Golf

Sistema de controlo por voz passa a responder até quatro vezes mais rápido e tem capacidade para distinguir a voz do condutor e do passageiro
Texto
Volkswagen Golf com melhorias no controlo por voz
Volkswagen Golf com melhorias no controlo por voz

A Volkswagen procedeu a melhorias significativas no sistema de infoentretenimento que equipa o modelo Golf. Os novos software e hardware que agora vão entrar em produção em série introduzem melhorias numa vasta gama de funções, em particular no controlo por voz, cuja velocidade de resposta é até quatro vezes mais rápida.

De acordo com o construtor alemão, os proprietários de novos Golf vão sentir os benefícios do novo sistema assim que este é ligado, já que o controlo por voz e a navegação estarão disponíveis muito mais rapidamente do que antes, o que também se aplica ao scroll entre os diferentes menus.

Ao nível do controlo por voz, as alterações introduzidas são muitas e prometem melhorar substancialmente a experiência a bordo do familiar compacto. O sistema de reconhecimento rápido e resposta precisa é iniciado a partir da frase de comando “Olá Volkswagen” e está preparado para compreender frases mais espontâneas, tais como “tenho frio" ou "onde posso encontrar um restaurante japonês?”.

O controlo por voz permite ao utilizador operar o entretenimento, a navegação, o telefone e a climatização.

A taxa de compreensão atinge agora um nível de cerca de 95 por cento, sendo que o sistema também é capaz de fazer perguntas e permitir interrupções e tem capacidade para reconhecer quando é o condutor ou o passageiro a falar. Assim, pode, por exemplo, ativar o ar condicionado especificamente para a pessoa que faz o pedido.

Por ter de gerir menos interfaces de sistema do que antes, o novo software permitirá uma integração mais fácil de novas funções on-line inteligentes no futuro, tais como notícias ou boletins meteorológicos.

Outra vantagem salientada pela Volkswagen é o facto de o sistema poder funcionar online (as respostas e sugestões são fornecidas a partir da “nuvem”) ou offline (informações armazenadas no veículo).

Naturalmente que o modo online aumenta a taxa de reconhecimento e a qualidade dos resultados, mas o modo offline oferece a vantagem de o sistema poder ser utilizado mesmo quando não existe rede móvel.

O ecrã tátil foi também melhorado, nomeadamente com a introdução de uma funcionalidade que torna virtualmente impossível a ativação involuntária dos controlos e com a integração da tecnologia de sensor de proximidade por infravermelhos, o que permite o controlo por gestos a vários centímetros de distância.

A VW acrescenta que os veículos já entregues aos seus proprietários também poderão beneficiar do software otimizado se estes assim o quiserem. A marca irá contactá-los e para os informar de como podem fazer a atualização.

(Fotos: Volkswagen)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano