Mobilidade

Ford testa sistema de alerta com sons de passos e campainhas de bicicleta

​​​​​​​Sons “reais” emitidos pelos altifalantes mais próximos do obstáculo permitem que os condutores identifiquem perigos com mais facilidade
Ford testa sistema de segurança com sons
Ford testa sistema de segurança com sons

A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de alertas ao condutor que passa por reproduzir sons do quotidiano através do sistema áudio dos veículos. O objetivo é dar aos condutores novas ferramentas para que possam evitar obstáculos na estrada e com isso tornar o ambiente rodoviário mais seguro.

Os engenheiros da marca americana têm estado a testar o sistema de som nos automóveis, para que este seja capaz de transmitir, de forma clara, a localização de outros utentes da estrada e até mesmo de peões.

A inovação está no facto do equipamento áudio poder transmitir sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento, a partir de diferentes altifalantes, consoante a localização do obstáculo em causa.

Os testes realizados ao sistema “Alerta de Áudio Direcionado”, que têm sido realizados tanto em ambiente simulado como em cenário real, estão a deixar boas indicações, já que uma grande maioria dos condutores envolvidos conseguiu identificar corretamente potenciais perigos e sua respetiva posição.

No caso dos ensaios “indoor”, tal aconteceu em 74 por cento das vezes e mesmo com a reprodução de um som normal através do altifalante apropriado o condutor conseguiu identificar corretamente a localização do objeto em 70 por cento dos casos.

No cenário real criado pelos engenheiros da Ford, em que um veículo recua de um lugar de estacionamento e o condutor é alertado para a aproximação de um peão através do som de passos, a resposta dos participantes foi igualmente muito positiva, particularmente quando o alerta foi emitido de um altifalante específico.

A equipa dedicada ao desenvolvimento do novo sistema acredita que este pode produzir melhores resultados no futuro, a partir do momento em que for introduzido som espacial 3D, semelhante ao usado em cinema.

Continuar a ler
Home
Petróleo russo afinal pode ainda não ser alvo de embargo na União Europeia
A diferença que pode fazer uma tampa na garrafa. Vê aqui o projeto da Coca-Cola
Saga de filme de ação automóvel "Velocidade Furiosa 10" em Portugal