A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de alertas ao condutor que passa por reproduzir sons do quotidiano através do sistema áudio dos veículos. O objetivo é dar aos condutores novas ferramentas para que possam evitar obstáculos na estrada e com isso tornar o ambiente rodoviário mais seguro.
Os engenheiros da marca americana têm estado a testar o sistema de som nos automóveis, para que este seja capaz de transmitir, de forma clara, a localização de outros utentes da estrada e até mesmo de peões.
A inovação está no facto do equipamento áudio poder transmitir sons intuitivos, tais como passos, campainhas de bicicleta e ruídos de viaturas em andamento, a partir de diferentes altifalantes, consoante a localização do obstáculo em causa.
Os testes realizados ao sistema “Alerta de Áudio Direcionado”, que têm sido realizados tanto em ambiente simulado como em cenário real, estão a deixar boas indicações, já que uma grande maioria dos condutores envolvidos conseguiu identificar corretamente potenciais perigos e sua respetiva posição.
No caso dos ensaios “indoor”, tal aconteceu em 74 por cento das vezes e mesmo com a reprodução de um som normal através do altifalante apropriado o condutor conseguiu identificar corretamente a localização do objeto em 70 por cento dos casos.
No cenário real criado pelos engenheiros da Ford, em que um veículo recua de um lugar de estacionamento e o condutor é alertado para a aproximação de um peão através do som de passos, a resposta dos participantes foi igualmente muito positiva, particularmente quando o alerta foi emitido de um altifalante específico.
A equipa dedicada ao desenvolvimento do novo sistema acredita que este pode produzir melhores resultados no futuro, a partir do momento em que for introduzido som espacial 3D, semelhante ao usado em cinema.