Evasão

Ford estuda um novo conceito para melhorar vida a bordo nos automóveis

A Ford está a estudar uma nova forma de melhorar o ambiente a bordo dos seus modelos, através de uma nova experiência de Mindfulness.
Texto

Nos dias de hoje, conduzir nos grandes centros urbanos pode ser uma enorme aventura. Não só há mais carros de que nunca, como o ritmo em que vivemos acaba por influenciar o nível de tolerância que temos para as diversas das situações que vamos enfrentando. Mas a Ford está a estudar uma forma de transformar o momento em que estamos ao volante, oferecendo uma alternativa muito mais cativante com o seu novo Mindfulness Car Concept.

Veja o vídeo da Ford.

Antes mesmo de entrar no habitáculo, o sistema de climatização deste novo Concept tenta renovar todo o ar existente a bordo através de uma aplicação ou assim que se destranca o carro com a chave. Os filtros existentes tentam remover a maior quantidade das partículas que andam pelo ar, mas também o pó, odores, fumo e diversos tipos de alergénios.

Assim que pousar o seu smartphone no espaço destinado ao seu carregamento sem fios, os díodos de luz UV-C vão higienizá-lo, ajudando a impedir a propagação de possíveis vírus ou germes.

A iluminação a bordo oferece a possibilidade de escolher entre diversos ambientes, seja a sensação matinal mais brilhante, um céu azul reconfortante ou mesmo uma noite iluminada pelas estrelas. Mas se desejar, os tons também podem estar de acordo com a temperatura escolhida.

Em termos de som, a B&O afinou o sistema presente a bordo deste Concept para que toda a sua envolvência seja ainda mais tranquila consoante o local em que se encontra. Se estiver a conduzir numa estrada junto à costa, poderá ouvir sons do mar, mas se estiver no meio do trânsito, a música será mais relaxante.

Para que a experiência seja ainda melhor, há agora altifalantes nos encostos de cabeça e também no forro do tejadilho, mas se desejar escolher uma seleção especifica de música, basta selecionar um campo entre as posições Brilhante, Enérgico, Relaxado ou Quente.

Além destas soluções, a Ford teve ainda outras ideias para quem anda em viagem. Por exemplo, se o sono estiver a querer dominar a sua atenção, há a possibilidade de encostar numa estação de serviço e dormir uns minutos com a ajuda de um assento totalmente plano e com suporte para o pescoço, bem como uma sequência de sons que ajuda a adormecer e a acordar passado um tempo pré-definido de uma forma mais rejuvenescida.

Depois do sono, porque não uma pequena sessão de exercício com a ajuda do guia específico de ioga, ou mesmo uns minutos de meditação antes de entrar em cidade? E se se sentir mais dinâmico, pode optar antes pelos jogos oferecidos pelo assistente de voz, que lhe fará perguntas de acordo com o ambiente que o rodeia, por exemplo, “a quantos metros se encontra do carro da frente?”.

O Mindfulness Car Concept da Ford também dá uma ajuda em tranquilizar o condutor depois de uma travagem brusca, por exemplo, através de uma lufada de ar fresco que o obriga a respirar fundo, otimizando o seu ritmo cardíaco.

A Ford acredita que todas estas soluções poderão dar uma ajuda em melhorar o estado de espírito de quem viaja a bordo de um automóvel, já a pensar, em parte, naquele momento do futuro em que todos os carros serão elétricos e a sua grande maioria se deslocará de uma forma totalmente autónoma, fazendo com que o habitáculo se aproxime mais de uma sala de estar, que nos transporta tranquilamente até ao destino.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente