Mobilidade

Elétrica e portuguesa: nova bicicleta de carga desenhada por alunos do IADE

Parceria entre empresa do Cartaxo e faculdade em Lisboa resultou na bicicleta elétrica Cargo Bike
Texto
Cargo Bike criada pela Verso Move e pelos alunos do IADE
Cargo Bike criada pela Verso Move e pelos alunos do IADE

Tudo começou com um desafio feito pela Verso Move: criar o design do elemento de carga para uma bicicleta elétrica que pudesse ser usada não só por negócios de proximidade, mas também por família, no dia a dia. Foi assim que nasceu a Cargo Bike, idealizada por um grupo de alunos do 3.º ano da licenciatura de design do IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação e produzida pela Verso Move, uma empresa do Cartaxo especializada na transformação dos veículos.

Este desafio tinha dois grandes objetivos. Por um lado, incentivar as gerações mais novas a idealizar novas adaptações para bicicletas, ao mesmo tempo que se desperta o interesse pela mobilidade do futuro. Por outro, criar uma bicicleta com assistência elétrica com qualidade e com um design atrativo e criativo.

Propostas de bicicletas de carga

O desafio foi um sucesso e, ao todo, foram a concurso nove projetos. O vencedor, que ganhou um prémio no valor de 500 euros e um estágio profissional, propôs uma caixa de carga com foque na aerodinâmica, que é acoplada na traseira da bicicleta. Esta zona de carga é feita em fibra de vidro e tem uma superfície lisa para permitir a aplicação de publicidade em vinil.

A capacidade de carga não foi esquecida, não fosse esse o principal foco desta nova proposta, que será a primeira cargo bike portuguesa de acordo com o IADE. Com a Cargo Bike é possível transportar entre 40 kg e 250 kg. Sabe-se também que em termos de velocidade máxima, esta estará limitada aos 25 km/h.

Alunos premiados

A Cargo Bike está a ser produzida no Cartaxo, pela Verso Move, e as primeiras unidades deverão chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022.

Para além do projeto vencedor, foram ainda premiados dois outros projetos, um com um prémio de 300 euros e outro com um prémio de 200 euros.

(Fotos: IADE)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal