Mobilidade

Aplicação de inteligência artificial vale prémio à Volkswagen Autoeuropa

Aplicação da Volkswagen Autoeuropa já permitiu reduzir em 10% o número de testes de estrada, havendo menos emissões de CO2
Texto
Volkswagen Autoeuropa recebe prémio de inovação
Volkswagen Autoeuropa recebe prémio de inovação

A Volkswagen Autoeuropa, fábrica da marca automóvel alemã em Palmela, recebeu o prémio Automotive Lean Production Award 2022 graças à criação de uma aplicação de inteligência artificial que permite reduzir o número de testes de estrada sem pôr em causa a segurança dos futuros utilizadores dos veículos.

A aplicação Road Test Predictor (RTP) foi criada dentro da Plataforma de Produção Digital do Grupo Volkswagen e venceu na categoria de digitalização “Digital User Case” deste ano.

Volkswagen T-Roc - AWAY
Volkswagen T-Roc

Na fábrica de Palmela, onde são produzidos os Volkswagen T-Roc, normalmente todos os carros são sujeitos a um teste de estrada feito numa pista própria para o efeito.

A RTP, tendo por base um algoritmo de inteligência artificial, faz uma auditoria de superfície ao veículo e em 40 segundos define se o teste de estrada deve ser realizado ou não.

De acordo com a Volkswagen, esta aplicação permite melhorar a confiabilidade da previsão, reduzindo o número de veículos em testes de estrada sem pôr em causa a qualidade.

Neste momento, já se reduziu em 10% os testes de estrada, algo que tem impacto a nível de redução de emissões de CO2.

Em 2021, a fábrica da Volkswagen Navarra já tinha vencido o prémio Automotive Lean Production, uma iniciativa da consultora alemã Agamus Consult e da revista Automobil Produktion. Este ano, foi a vez da Autoeuropa arrecadar o prémio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal