Com o propósito de tornar as estradas mais seguras para os condutores e para os peões, o grupo Stellantis participou numa sessão de testes no domínio da comunicação 5G de veículos conectados e da tecnologia de computação multi-acesso (MEC), levada a cabo pela 5G Automotive Association (5GAA), em Blacksburg, no estado norte-americano de Virgínia.
Um Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid, especialmente equipado com câmaras de reconhecimento, tecnologias “vehicle-to-everything” e alertas de segurança ao condutor, foi o modelo escolhido para o ensaio do novo conceito de segurança do condutor e dos peões, baseado em tecnologias de comunicação de última geração para aplicação na segurança rodoviária.
O pacote de tecnologias instalado no automóvel permite-lhe prevenir as infraestruturas próximas da sua posição (estas equipadas com sensores fixos), de modo a alertar os peões e outros veículos, bem como receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.
Através de uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, como por exemplo num cruzamento, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem.
Para além deste ensaio realizado nos Estados Unidos, o grupo Stellantis encontra-se a desenvolver um programa de testes semelhante em Turim, Itália, com o objetivo de avaliar a tecnologia 5G e a gestão de grandes volumes de dados.
Entre outros aspetos, é avaliado o dimensionamento e a configuração de capacidades de computação dentro das viaturas, com o intuito de incrementar os níveis de autonomia dos veículos, assim como de futuros serviços conectados e tecnologias de mobilidade.