Mobilidade

Greve hoje na CP, dura 24 horas e já paralisou 88% dos comboios

O primeiro balanço da greve nos comboios hoje, feito pela CP até às 06h da manhã indica supressão de 61 em 69 comboios
Texto
Comboio CP (Foto: M. Velden/Flickr)
Comboio CP (Foto: M. Velden/Flickr)

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal fazem nesta segunda-feira, dia 16 de maio, uma greve de 24 horas que já dura desde a meia-noite e deverá ainda causar algumas complicações amanhã terça-feira.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) informam que a greve decorre entre as 00:00 e as 24:00, mas já abrangeu trabalhadores que iniciariam o período de trabalho no domingo ou que terminariam o período de trabalho na terça-feira.

De acordo com a Lusa, os principais “motivos desta greve são os aumentos salariais, aplicação do Acordo de empresa da CP aos antigos trabalhadores da antiga EMEF”, entre outras reivindicações.

A Fectrans e o seu sindicato, filiados na CGTP, reivindicam um aumento mínimo de 90 euros para todos os trabalhadores da CP, a quem foi aplicada uma atualização de 0,9%, tal como foi imposto a todo o Setor Empresarial do Estado e Administração Pública.

Já esta manhã a CP informou que no domingo foram suprimidos 191 comboios a nível nacional e hoje, entre as 00h às 06h da manhã já tinham sido cancelados 61 dos 69 comboios previstos, o que confere uma taxa de supressão de cerca de 88%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal