Mobilidade

Alemanha irá ter novo comboio a hidrogénio a circular na Baviera em 2024

Primeiro comboio a hidrogénio da Baviera deverá ser testado a partir de 2023 e começará a transportar passageiros em 2024
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Maquete comboio a hidrogénio Siemens Mobility (NicolasArmer, Picture Alliance via Getty Images)
Maquete comboio a hidrogénio Siemens Mobility (NicolasArmer, Picture Alliance via Getty Images)

A Alemanha prepara-se para aumentar a sua oferta de transportes públicos mais sustentáveis com um novo comboio a hidrogénio a ser usado no estado da Baviera. A Siemens Mobility assinou agora um contrato de leasing com a operadora de caminhos de ferro Bayerische Regiobahn para começar a testar o primeiro comboio a hidrogénio do estado.

O comboio de duas carruagens a hidrogénio será apresentado ao público já esta primavera e os testes deverão começar em 2023, na linha que liga Augsburg a Füssen, havendo a possibilidade de ser usado também noutras linhas. Ficou definido que o comboio deverá começar a transportar passageiros em janeiro de 2024.

O comboio que vai ser usado tem por base a plataforma do comboio regional Mireo Plus, da Siemens Mobility, que existe em versão a bateria e elétrica.

O componente principal da unidade a hidrogénio são as células de combustível instaladas no teto e as baterias da Saft colocadas que ficam debaixo do piso do comboio.

Este projeto tem o apoio do estado da Baviera e encaixa-se na Estratégia de Hidrogénio da Baviera que tem como objetivo criar mecanismos nas áreas de transportes, indústria e energia para proteger o ambiente.

Portugal participa em projeto ferroviário de hidrogénio

O consórcio FCH2Rail, composto por entidades de Portugal, da Bélgica, da Alemanha e de Espanha, do qual faz parte a Infraestruturas de Portugal, está a desenvolver um protótipo que utiliza célula de combustível da Toyota Motor Europe, no sentido de desenvolver e testar um comboio bimodal com zero emissões.

O protótipo de comboio, que combina o uso normal da via e as viagens ferroviárias sem emissões e sem catenárias, irá integrar um conjunto híbrido propulsor fuel cell, cujos módulos de pilha de combustível foram construídos e testados pelo construtor japonês.

Hybari poderá ser o primeiro comboio a hidrogénio do Japão

No Japão a East Japan Railway anunciou em 2020 o desenvolvimento do projeto Hybari, um comboio com duas carruagens que deverá começar a ser usado comercialmente em 2030 e que teve os primeiros testes no terreno no início do ano.

O Hybari, que significa Hydrogen-Hybrid Advanced Rail vehicle for Innovation (veículo ferroviário avançado híbrido a hidrogénio para a inovação), é o resultado de uma parceria entre a JR East, a Toyota (que desenvolveu o sistema fuel cell) e a Hitachi (baterias de armazenamento). O custo do desenvolvimento foi de cerca de 30 milhões de euros.

 

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