Mobilidade

Porto, Vila Real, Amarante e Bragança ligadas por autocarro 100% elétrico

Flixbus lança o primeiro autocarro expresso 100% elétrico em Portugal
Texto
Autocarro 100% elétrico Flixbus
Autocarro 100% elétrico Flixbus

Desde o passado dia 7 de junho que já é possível realizar viagens de autocarro 100% elétrico, em serviço expresso, na zona norte de Portugal.

A Flixbus em parceria com o operador Auto Viação Feirense, lançou um serviço expresso que irá proporcionar viagens expresso completamente neutras em carbono, ligando os municípios do Porto, Vila Real, Amarante e Bragança.

Para esta rota será utilizado um autocarro 100% elétrico da marca Yutong (conceituada marca chinesa com mais de 35% de quota no mercado interno), que opera com uma bateria de 422 kWh, possui painéis solares no tejadilho, iluminação LED e tem autonomia estimada de 350 km.

O projeto conta com o apoio do município de Bragança, para o processo de carregamento elétrico que pode demorar cerca de três horas.

Pablo Pastega, DG da Flixbus para Portugal e Espanha

O autocarro irá integrar a frota da Flixbus e tem capacidade para 47 passageiros que assim podem usufruir de um transporte expresso com emissões zero.

“É apenas um pequeno passo mas que representa muito para a mobilidade sustentável em Portugal (...) os autocarros intercidades, os chamados expressos, sejam tamb]em eles centrais para a revolução da mobilidade verde” – defende Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha.

A Flixbus possui neste momento cerca de 300 destinos nacionais e o próximo projeto de mobilidade sustentável será a chegada de um novo autocarro equipado com painéis solares que passará a realizar uma rota internacional entre Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal