Mobilidade

Autocarro elétrico super tecnológico da Arrival está a chegar à Europa

Empresa de mobilidade britânica anunciou que o seu autocarro elétrico foi homologado na Europa
Texto

Os transportes públicos são um dos caminhos para ajudar a descarbonizar a mobilidade e há cada vez mais governos a apostar em frotas de autocarros elétricos para reduzir ainda mais as emissões. A pensar nesta transição, a Arrival desenvolveu um autocarro elétrico que foi agora certificado na União Europeia e que poderá, brevemente, chegar às estradas das cidades da Europa.

O autocarro da Arrival, uma empresa de mobilidade britânica, começou a ser testado no final de dezembro de 2021 e, em maio deste ano, recebeu o European Community Whole Vehicle Type Approval (EUWVTA), a homologação necessária para poder transportar passageiros nas estradas da Europa e do Reino Unido.

De acordo com a informação divulgada pela marca, o autocarro da Arrival partilha os componentes e a tecnologia dos outros veículos da marca – um automóvel e um veículo de mercadorias.

O software que recebeu está integrado no ecossistema da Arrival, o que permite ao veículo estar constantemente conectado e ser personalizado digitalmente de forma rápida e simples.

Graças ao design modular, que permite adaptar o comprimento do veículo, o número de lugares disponíveis e até a autonomia e a bateria, pode ser facilmente ajustado às necessidades de cada cidade.

Para garantir que oferece todas as comodidades tanto aos futuros passageiros, como aos motoristas e às empresas de transporte, o autocarro da Arrival tem ecrãs à toda a volta no interior e no exterior, luz adaptativa e um telhado transparente.

Tal como os outros produtos da Arrival, o autocarro foi criado recorrendo ao método próprio de design e produção de veículos elétricos, em microfábricas locais. A sua produção deverá começar em meados de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas