Mobilidade

Novo Rolls-Royce Spectre é o mais luxuoso elétrico do planeta

Primeiro automóvel totalmente elétrico da Rolls-Royce marca uma nova era na marca britânica. Chega no final de 2023
Texto

Será este o automóvel elétrico por que esperavas? Bem, se dinheiro não for um problema, podes então vir a figurar na restrita lista de cientes que, a partir do último trimestre de 2023, vai começar a receber o Spectre, primeiro Rolls-Royce alimentado por baterias.

O novíssimo Spectre representa o ponto de partida para a Rolls-Royce passar a ter uma gama exclusivamente composta por automóveis elétricos, objetivo que pretende atingir em 2030. A marca anunciou-o há pouco mais de um ano e revela agora as suas linhas finais, como podes ver em pormenor na galeria de imagens acima.

Descrito por Torsten Müller-Ötvös, presidente executivo da Rolls-Royce Motor Cars, como “o produto mais perfeito que [a marca] alguma vez produziu”, o Spectre é o primeiro automóvel elétrico da marca britânica, concebido de raiz como tal.

Rolls-Royce Spectre - AWAY
Rolls-Royce Spectre

E no que diz respeito a testes, a Rolls-Royce não tem facilitado. O modelo que chega ao mercado com o estatuto do mais luxuoso elétrico do planeta tem estado a ser submetido a um intensivo programa que compreende percorrer uma distância de 2,5 milhões de quilómetros.

Sobre o design, a equipa responsável pela criação do Spectre pretendeu dar-lhe uma estética contemporânea, mas ao mesmo tempo intemporal. Na frente destaca-se a grelha de grandes dimensões com acabamento em aço inoxidável polido e 22 LED que se acendem ao anoitecer.

Também na dianteira, o característico símbolo da marca – Spirit of Ecstasy – foi redesenhado para dar mais aerodinamismo ao Spectre, o seu modelo mais eficiente neste domínio, afirma a Rolls-Royce.

Rolls-Royce Spectre - AWAY
Rolls-Royce Spectre

Visto de perfil, o Spectre adota códigos estéticos usados em barcos, ao mesmo tempo que a linha descendente na seção posterior do tejadilho, provavelmente a sua mais característica, acentua a vertente de coupé. Os faróis traseiros em posição vertical assemelham-se a uma jóia.

No interior o Spectre oferece aos seus ocupantes o luxo bem característico da Rolls-Royce, podendo, como habitual, ser totalmente customizado de acordo com as preferências dos clientes.

Um exemplo desse luxo são as duas portas “Starlight”, pela primeira vez presentes num automóvel da marca produzido em série, as quais incorporam 4796 “estrelas” suavemente iluminadas. Mais destas estrelas pontuam o tejadilho e a seção traseira.

Rolls-Royce Spectre - AWAY
Rolls-Royce Spectre

A respeito da mecânica, sabemos que o Spectre adota um chassis com tecnologia em alumínio e uma suspensão sofisticada, mas pouco mais. A Rolls-Royce não revelou ainda números finais, mas vai adiantando que este modelo deverá oferecer 430 kW (577 cv) de potência e ser capaz de fazer a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos.

A autonomia deverá situar-se nos 520 km. Quanto a preços de venda, a marca britânica adianta apenas que o Spectre se irá situar entre os modelos Cullinan e Phantom.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal