Fantástico

Símbolo da Rolls-Royce vai ficar mais aerodinâmico para elétrico Spectre

“Spirit of Ecstasy”, a estatueta que compõe o conhecido símbolo do construtor britânico terá postura mais baixa e dinâmica
Texto
Novo “Spirit of Ecstasy” da Rolls-Royce
Novo “Spirit of Ecstasy” da Rolls-Royce

Numa altura em que se assinalam 111 anos de existência do “Spirit of Ecstasy”, o famoso símbolo do construtor de automóveis de luxo Rolls-Royce, as suas linhas vão ser modificadas para ser integrado no Spectre, o primeiro automóvel elétrico da marca, previsto para 2023.

Aquele que será o Rolls-Royce mais aerodinâmico de sempre (os primeiros protótipos registam 0,26 de coeficiente aerodinâmico, segundo dados do construtor) irá, assim, ter o privilégio de ser o primeiro a receber o novo símbolo que passará a estar colocado sobre o capô de todos os futuros modelos da marca.

Uma das principais mudanças está relacionada com o tamanho: o novo “Spirit of Ecstasy” terá 82,73mm de altura, contra os 100,01mm do atual. A figura feminina deixa de estar com os pés juntos e as pernas direitas e inclinadas na cintura, e passa a assumir o papel de “uma verdadeira deusa da velocidade, apoiada pelo vento”, como descreve a própria Rolls-Royce.

A partir do novo Spectre, surgirá com uma das pernas posicionada mais à frente, o corpo inclinado e olhos focados na linha do horizonte. Também as suas vestes, por vezes erroneamente identificadas como asas, foram subtilmente remodeladas para uma melhor aerodinâmica e um maior realismo.

A postura mais baixa e dinâmica aproxima, assim, a futura estatueta do desenho original criado pelo ilustrador e escultor Charles Sykes, oficialmente registado como propriedade intelectual da Rolls-Royce a 6 de fevereiro de 1911.

O processo de conceção do novo layout teve uma duração de 830 horas, entre modelação e testes em túnel de vento. A sua nova forma foi esculpida digitalmente por um modelador que trabalha na sede de Rolls-Royce, apaixonado pelo desenho e escultura de formas humanas. A sua experiência contribuiu para a criação das feições e expressão da estatueta que combina foco e serenidade.

Ao nível do processo de fabrico dos “Spirit of Ecstasy”, a Rolls-Royce mantém-se fiel a uma das mais antigas técnicas de fundição conhecidas, denominada fundição de cera perdida ou "cire-perdue". Assegura a marca britânica que cada estatueta é acabada individualmente à mão, pelo que não haverá duas exatamente iguais.

(Fotos: divulgação Rolls-Royce)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias