Antes existiam apenas os táxis; mais tarde surgiram os TVDE e agora nasce o transporte de moto-táxi. O inovador serviço de transporte individual de passageiros chega através da plataforma ixat (palavra “táxi” escrita ao contrário), criada por uma startup de origem portuguesa.
O serviço começará por estar disponível apenas nas cidades de Lisboa e Porto e na região do Algarve, mas o objetivo é alargá-lo a todos os distritos de Portugal continental.
Com a ixat é dada aos seus utilizadores a possibilidade de se deslocarem no congestionado trânsito urbano de forma mais rápida, prática e sustentável, com recurso a motos com motorista.
A motos disponíveis são do tipo maxi-scooter e turismo, na sua maioria elétricas, garantem os responsáveis da ixat. Estes sublinham que a nova plataforma traz inúmeros benefícios aos seus utilizadores, mas também aos motoristas, uma vez que dizem ser a aplicação que cobra a comissão mais baixa do mercado.
Transição elétrica em táxis e TVDE? Fica a saber o que preferem os motoristas
Para além do transporte de passageiros em moto-táxi, a ixat também irá providenciar o serviço de estafeta, estando previsto até ao final do ano a entrada em outros nichos de mercado.