Mobilidade

Lisboa, Porto e Algarve já têm moto-táxi tipo Uber, mas em duas rodas

Chegar mais rápido ao destino mesmo quando o trânsito na cidade se complica? Vai ser possível com a ixat, nova plataforma de moto-táxi
Texto
ixat disponibiliza novo serviço de moto-táxi
ixat disponibiliza novo serviço de moto-táxi

Antes existiam apenas os táxis; mais tarde surgiram os TVDE e agora nasce o transporte de moto-táxi. O inovador serviço de transporte individual de passageiros chega através da plataforma ixat (palavra “táxi” escrita ao contrário), criada por uma startup de origem portuguesa.

O serviço começará por estar disponível apenas nas cidades de Lisboa e Porto e na região do Algarve, mas o objetivo é alargá-lo a todos os distritos de Portugal continental.

ixat para já presente em Lisboa, Porto e Algarve

Com a ixat é dada aos seus utilizadores a possibilidade de se deslocarem no congestionado trânsito urbano de forma mais rápida, prática e sustentável, com recurso a motos com motorista.

A motos disponíveis são do tipo maxi-scooter e turismo, na sua maioria elétricas, garantem os responsáveis da ixat. Estes sublinham que a nova plataforma traz inúmeros benefícios aos seus utilizadores, mas também aos motoristas, uma vez que dizem ser a aplicação que cobra a comissão mais baixa do mercado.

Para além do transporte de passageiros em moto-táxi, a ixat também irá providenciar o serviço de estafeta, estando previsto até ao final do ano a entrada em outros nichos de mercado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal