Deixar o teu amigo para trás quando vais passear ou de viagem é algo que nunca deves fazer a não ser que seja completamente impossível a sua presença. Se a dificuldade é o transporte fica a saber que duas das operadoras de TVDE já permitem levar o teu cão, gato ou até outro animal de estimação.
Só tens que pagar uma taxa extra e cumprir algumas regras. Se ainda assim preferires ou puderes levar no teu carro, vê no final do artigo sete dicas de como podes transportar o teu companheiro.
Transporte de animais de estimação em TVDE
Para poderes viajar com o teu cão ou gato, num veículo TVDE, é necessário que leves o teu animal de estimação sempre com uma coleira ou arnês, ou então, coloca-lo numa caixa transportadora adequada.
Deves ainda levar uma toalha ou cobertor para conforto e limpeza adicional. Não te esqueças de confirmar com o motorista onde é que ele indica que deverás prender o animal.
Para poderes levar o teu amigo de quatro patas numa viagem Bolt terás o serviço disponível por um valor acrescido de 1 euro. Este serviço da Bolt é lançado este mês em todo o país e a empresa refere que os parceiros aderentes, que operam com esta opção, já têm manta de proteção e cinto de segurança.
Também a Uber já tem uma solução de transporte para os animais de companhia, tendo lançado o serviço em Lisboa, Porto e Algarve, no final de novembro de 2021, com um custo acrescido de viagem de 2 euros.
Em ambas as empresas os valores são meramente indicativos uma vez que as operadoras poderão ter em vigor promoções, descontos ou ofertas sobre o serviço.
Como transportar um animal de estimação?
Já sabes que tens opção de utilizar um serviço de mobilidade, mas... e se quiseres levar o teu animal antes no teu próprio carro?
Pois bem, aqui ficam sete preciosas dicas para poderes preparar a viagem!
- Mostra-lhe sempre o carro todo por dentro antes de o sentares. Ficará mais confortável
- Adquire cinto ou caixa de transporte adequada. Os animais não podem ir à solta no carro.
- Verifica se ele está confortável ou irrequieto. Mais vale parares um minuto e “levá-lo” a apanhar ar
- Se a viagem for superior a 20 minutos, equaciona paragens regulares e interage com ele
- Leva um brinquedo que ele esteja habituado para ele poder ter junto a si
- Não te esqueças de levar uns snacks ou biscoitos. Recompensa-o nas pequenas paragens ou no final da viagem