Mobilidade

Este minibus não tem condutor: é só entrares e confiares na tecnologia

Shuttle elétrico com capacidade para 22 passageiros, desenvolvido pelos alemães da ZF, vai entrar ao serviço no mercado americano
Texto

A empresa de mobilidade autónoma ZF deu a conhecer a nova geração do seu shuttle elétrico e sem condutor, destinado ao ambiente urbano e a zonas de tráfego misto. Em paralelo, estabeleceu um acordo para a introdução do inovador veículo no mercado americano.

A espécie de cápsula em movimento foi pensada para reduzir as emissões nas áreas urbanas, diminuir a quantidade de meios de transporte individual e, por outro lado, oferecer um meio de transporte sustentável, eficiente e cómodo.

ZF Shuttle - AWAY
ZF Shuttle (exterior)

Apto para condução autónoma de nível 4 (o veículo não requer intervenção humana na maioria das circunstâncias), o novo shuttle da ZF está equipado com um conjunto de sensores de última geração. LiDAR, radares, câmaras e um sistema de áudio que contribuem para uma leitura precisa da área envolvente, dispensam, assim, a presença de um motorista real.

A plataforma de conectividade ZF ProConnect, que permite a comunicação com a infraestrutura e a nuvem, aliada ao hardware ZF ProAI, onde os dados convergem, asseguram a interligação entre todos os componentes com ajuda da inteligência artificial, por forma a garantir a segurança e o conforto das viagens.

ZF Shuttle - AWAY
ZF Shuttle (interior)

Equipado com baterias de até 100 kWh de capacidade, o shuttle dos alemães da ZF tem uma autonomia que pode ir aos 130 km e uma velocidade máxima de 40 km/h (no futuro poderá ir aos 80 km/h). Pode transportar até 22 passageiros (25 sentados) e inclui uma rampa automática e sistemas de retenção de cadeiras de rodas.

Paralelamente à apresentação do seu novo veículo autónomo de transporte coletivo, a ZF anunciou que estabeleceu uma parceria com a Beep, empresa americana de serviços de mobilidade partilhada. O acordo prevê a entrega de “vários milhares” de shuttles no decorrer dos próximos anos para serem operados pela Beep nos EUA, adianta a ZF em comunicado.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal